publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Combate ao Trabalho Infantil terá destaque no Santuário Nacional

Iniciativa é parceria com Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho. (Foto: Thiago Leon)

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado anualmente no dia 12 de junho, será lembrado no Santuário Nacional nesta terça-feira (12), durante a Missa das 18h, realizada na Basílica Velha.

Representantes do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho estarão presentes e, ao término da celebração, farão a leitura de uma Carta Compromisso pela Eliminação do Trabalho Infantil. A conscientização sobre o tema faz parte de uma campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade sobre os malefícios para a formação de crianças que trabalham.

Esta é a primeira vez que a data é recordada nas atividades do Santuário Nacional, entretanto outras atividades, com o mesmo fim de conscientização, já são realizadas na Basílica de Nossa Senhora Aparecida há alguns anos.

A parceria entre o Santuário Nacional e as instituições públicas zeladoras da legislação que combate o trabalho infantil tiveram início em 2016. Naquele ano foi realizada a Semana da Criança, baseada na data de 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças. Na ocasião várias ações de conscientização mobilizaram os milhares de fiéis que visitaram Aparecida. A realização do evento, desde então, coincide sempre com o período da Novena e Festa e da Padroeira do Brasil , também celebrada em 12 de outubro.

As ações da Semana da Criança, assim como as do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, são promovidas conjuntamente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, pelo Ministério Público do Trabalho em Campinas, e pelo Santuário Nacional de Aparecida como parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, coordenado nacionalmente pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Números que impressionam – Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho , mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil, cerca de 11% da totalidade da população infantil e mais da metade (85 milhões) está envolvida com trabalhos perigosos. No Brasil, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes nesta faixa etária encontra-se em situação de trabalho irregular, exercendo atividades proibidas pela lei.

Veja também




𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo