A partir do dia 16 de julho, todas as empresas serão obrigadas a utilizar a nova plataforma para registrar informações de empregados
O Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) vai realizar nesta segunda-feira, 11, uma palestra sobre “eSocial e suas Fases de Implantação”.
O evento acontecerá no auditório do Senac de Taubaté, a partir das 9h30, e será ministrado pela assessora jurídica da FecomercioSP e especialista em Direito Tributário e Previdenciário, Sabrina Sasaki Manata.
Em janeiro deste ano, deu-se início à implantação do eSocial para empresas com faturamento superior a R$78 milhões. Entretanto, a partir do dia 16 de julho, todas as demais empresas serão obrigadas a utilizar a nova plataforma para registrar informações de empregados e eventos, tais como férias e horas extras.
O eSocial funciona como uma nova prestação de informações por parte do empregador, integrando a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores. É um projeto conjunto do Governo Federal com o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.
Na prática, as empresas enviam, periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do serviço. Todos esses dados já estão registrados em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal por meio do eSocial empresas.
A palestra é gratuita e as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 3632-6570.
Confira a programação:
09h30 – WelcomeCoffee
09h55 – Abertura por Dan Guinsburg, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté
10h – eSocial e suas Fases de Implantação com Sabrina Sasaki Manata, Assessora Jurídica FecomercioSP
11h30 – Perguntas e Respostas
12h– Encerramento