publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Marinha realiza curso de Formação de Aquaviários para etnia Waimiri Atroari

Turma de formandos da etnia Waimiri Atroari, no Amazonas. (Foto: Marinha do Brasil)

Vinte e nove indígenas da etnia Waimiri Atroari, da comunidade Curiau, cidade de Novo Airão, no Amazonas, receberam no sábado, 23 de junho, certificados de conclusão do Curso de Formação de Aquaviários-Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas Nível 1. O curso ocorreu no período de 12 a 16 de junho de 2018, e foi realizado pelo Departamento do Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Para o indígena Wiribia Orencio Waimiri, o curso esclareceu as normas da Lei de Segurança na Navegação. “Foi muito importante o curso para aprendermos a navegar com segurança nos rios. Antes, não tínhamos esse conhecimento, tínhamos essa visão, mas, precisávamos aprender as normas corretas”, afirmou.

Além de representantes da CFAOC, a solenidade também contou com a presença de lideranças indígenas, representando cada tribo local da etnia Waimiri Atroari.

Wiribia Orencio Waimiri, primeiro colocado no curso, recebe o seu certificado do Curso de Formação de Aquaviários. (Foto: Marinha do Brasil)

O curso teve o propósito de qualificar os indígenas para a função de Patrão de embarcações com até 10 AB (Arqueação Bruta) e potência propulsora até 170 kW, empregadas na navegação interior, como em lagos, rios e também no apoio portuário fluvial. Durante o curso, foram ministradas noções de navegação, marinharia, meio ambiente, prevenção da poluição hídrica, primeiros socorros e motores a combustão.

A especificidade do Curso de Formação de Aquaviários para os povos indígenas contribui para o aperfeiçoamento da arte de navegar, tão intrínseca aos habitantes da Amazônia, além de incrementar a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana e o contribuir para a prevenção da poluição nos rios.

Veja também




𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo