Nara Lucia Perondi Fortes é a nova reitora da Universidade de Taubaté

Jean Soldi, Nara Fortes, Dentinho, Diego Fonseca e Nunes Coelho. (Foto: Fernanda Ribeiro/CMVT)

Os vereadores aprovaram a indicação do prefeito Ortiz Júnior para a Reitoria da Universidade de Taubaté: a chapa formada por Nara Lucia Perondi Fortes como reitora e Jean Soldi Esteves como vice- reitor. O aval da Câmara foi concedido após sabatina em sessão extraordinária realizada dia 25.

A sabatina atende ao parágrafo 2º do artigo 65 da Lei Orgânica do Município. É a primeira vez que é realizada por imposição legal. A Lei Orgânica foi alterada em 2017, exigindo que os indicados pelo prefeito fossem arguidos pela Câmara de Taubaté.

Respondendo a questionamentos dos parlamentares, Nara afirmou que há estudos em relação à continuidade da atuação de fundações. Segundo ela, aquela que não for autossuficiente será extinta. Sobre incorporação de abono aos vencimentos dos servidores, assegurou que será feita de forma gradual.

Ainda após questionamentos, Nara afirmou as propostas de investimentos em modernização de infraestrutura e tecnologia e de discussão sobre a venda de prédios para realização de investimentos. A reclassificação de professores deverá ser feita no segundo semestre, adiantou a postulante à Reitoria.

Em relação à renegociação de dívidas de alunos e ex-alunos, Jean considerou necessário enfrentar este problema administrativo e promover deliberações para reformulação do processo, de maneira que se promova agilidade. Nara pontou a necessidade de divulgação de programas de recuperação de crédito a ex-alunos e de revisão do procedimento que é feito atualmente, de agendamento, de modo que o aluno possa ser atendido na hora que for procurar a Universidade para acordo.

A renovação do quadro de pró-reitores, de acordo com Nara, seguirá critérios técnicos, e não há proposta para unificação dos campi, e sim, para que os cursos se concentrem em áreas: as engenharias no campus da Juta, e as ciências biológicas no Bom Conselho, por exemplo. Jean acrescentou que deverá haver revisão no número de Pró-Reitorias, e elas deverão ser concentradas em prédios comuns.

A posse da nova Reitoria da Unitau deverá ser no dia 3 de julho. O mandato tem duração de quatro anos.

Veja também

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒



Botão Voltar ao topo