O Sesc São Paulo realiza a Semana de Prevenção de Quedas, entre os dias 23 e 30 de junho, com um tema que destaca o potencial do corpo idoso como o próprio fator de prevenção de quedas.
Assim, prevenir quedas significa também explorar o movimento, afiar a mente, e expressar a criatividade. Com o tema, Faço Tudo E Não Me Limito No Corpo Que Habito serão promovidos encontros, bate-papos, debates e vivências. Todos estão convidados para explorar o corpo habitado por idosos, protagonistas do conhecer e do romper seus próprios limites.
No Sesc Taubaté, dia 28, às 7h e às 14h, acontece o Circuito De Reconhecimento – Limites e Possibilidades. Os participantes farão um percurso para despertar a atenção durante uma caminhada. O objetivo é identificar limites e a necessidade de uso de instrumentos de auxílio na marcha como facilitadores em sua locomoção, para garantir o equilíbrio e evitar quedas.
Já no dia 29, das 14h às 17h, no CCI da Vila Marli, ocorre a vivência e bate-papo Faço Tudo E Não Me Limito No Corpo Que Habito, com Vera Simonetti, idosa e psicóloga. A atividade vai tratar de como a autonomia pode ser ampliada a partir do momento que nos conscientizamos de algumas limitações e aceitamos auxílios facilitadores para permitir ou melhorar nosso desempenho. Preparar-se para o envelhecimento ativo e saudável significa reconhecer o processo natural da velhice