Taubateano conquista tetra mundial no arremesso de peso em Berlim e bate o recorde

Técnico Guto Nascimento ao lado do campeão André Rocha. (Foto: Divulgação/Programa Esporte Para Todos)

André Rocha, de Taubaté, sagrou-se tetracampeão do Arremesso de Peso e ainda quebrou novamente o Recorde Mundial da prova na classe F53. Alessandro Silva cravou melhor marca da carreira no Lançamento de Disco

Aconteceu neste fim de semana mais uma edição do tradicional e sempre concorrido Open Grand Prix de Paratletismo de Berlim, na Alemanha. O meeting é um dos mais fortes do circuito mundial promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional.

A equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, marcou presença mais uma vez na competição, e com três paratletas trouxe ótimos resultados.

André Rocha se mostrou mais uma vez em ótima forma, e competindo em sua prova preferida, o Arremesso de Peso (classe F53), fez uma competição irretocável. Em sua quarta tentativa, cravou 8,83m vencendo com soberania e batendo o Recorde Mundial da classe mais uma vez.

André já havia batido o recorde desta mesma prova em duas oportunidades neste ano, no Open Loterias Caixa, em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com 8m73, e na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, no início do mês de junho, com 8m81, também no CT Paralímpico.

No Open, o esportista foi submetido a reclassificação funcional e passou da classe F52 para F53, para atletas com menor nível de deficiência. Durante a etapa de Paris do Grand Prix, a banca de classificadores o colocou como F54 e seus resultados foram invalidados. Em Berlim, André voltou para F53 e aguarda confirmação de sua classe após as disputas. Devida as mudanças, o ex-policial militar é o único atleta do arremesso de peso a deter dois recordes em classes diferentes, já que também é o atual dono da marca mundial da classe F52, com 11m52.

“Tenho feito boas marcas nos treinos e estava bem confiante. Consegui um bom arremesso e melhoramos a marca. Este é meu quarto ano seguido competindo na Alemanha. Gosto muito da organização, receptividade, nível do campeonato e sempre me sinto muito bem nessa competição. De modo geral, valeu muito esse período para adaptações. Avaliar os erros e acertos também, estar entre os atletas que possivelmente encontraremos nas grandes competições em 2019”, declarou o atleta de 41 anos.

No dia seguinte ao Ouro no Arremesso de Peso, André Rocha voltou ao campo do Friedrich Ludwig Jahn Sportpark para a disputa no Lançamento do Disco. Competindo em uma prova “Open”, ou seja, reunindo paratletas de diversas classes, ele ficou com a 3ª posição, com a marca de 24,02m. Esta foi a melhor marca de André Rocha na temporada 2018 na prova do Disco.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alessandro da Silva faz melhor marca do ano

Já no Lançamento de Disco, Alessandro Rodrigo da Silva também esteve em um ótimo dia e venceu a classe F11, com o melhor lançamento chegando a 45,51m. Esta marca é a melhor de sua carreira, e o coloca apenas 10cm atrás do recorde mundial, que atualmente pertence ao italiano Oney Tapia, com 45,65m.

Rafael Mateus estreia em competições internacionais

O mais novo do trio taubateano que competiu em Berlim foi Rafael Mateus, do Lançamento de Club, classe F31. Em sua primeira experiência competindo fora do Brasil, ele enfrentou uma prova muito dura, e conquistou a 4ª posição, com a marca de 25,32m.

Para o treinador de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, Guto Nascimento, mais uma vez o GP de Berlim foi uma etapa importantíssima para os taubateanos. “Sem dúvidas num ano em que não temos nem Paralimpíada nem Mundial, essa competição foi uma das mais fortes do mundo. Dentro de algumas semanas teremos o Campeonato Europeu de Paratletismo, então muitos feras estavam aqui competindo, o que elevou muito o nível da disputa”, comentou.

Para o técnico, os resultados foram muito satisfatórios. “Sem dúvida o André mostrou que é um dos maiores nomes do paratletismo no planeta com mais essa quebra de Recorde Mundial e o tetracampeonato no Arremesso de Peso. Ele já é figura clássica e muito respeitada em Berlim. Alessandro tem mostrado uma crescente interessante e se mantém também como um dos melhores do mundo em sua classe. E para o Rafael Mateus, ter essa primeira vivência no exterior foi de muito valor, pois ele tem condições de melhorar muito suas marcas no Club”, avaliou Guto Nascimento.

A delegação taubateana tem retorno marcado para o dia 05 de julho.

Sobre o Programa Esporte Para Todos:

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, e Badminton.

Botão Voltar ao topo