Taubaté: rua Dona Chiquinha de Mattos recebe projeto Floresta Urbana

A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté iniciou na quarta-feira, dia 18, a segunda fase do projeto Floresta Urbana com o plantio de 22 mudas de árvores na rua Dona Chiquinha de Mattos, região central do município.

Foram plantadas mudas de resedá e quaresmeira ao longo da via. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até a próxima semana com a fixação de estacas e instalação de bloquetes para a proteção das mudas.

O projeto Floresta Urbana teve início em novembro de 2017 e foi criado como parte do atendimento à diretiva de arborização urbana do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A Floresta Urbana pode ser definida como toda a vegetação e arborização no domínio urbano, incluindo árvores de ruas, praças, parques, áreas públicas e privadas, unidades de conservação, áreas de preservação, entre outros. Ela melhora as condições e a qualidade de vida nos centros urbanos trazendo inúmeros benefícios, além de possuir importante caráter social, político, econômico e arquitetônico.

A primeira fase do projeto ocorreu na Rua Dr. Jacques Félix com o plantio de 55 mudas de espécies apropriadas, respeitando critérios e diretrizes estabelecidos no Plano Municipal de Arborização Urbana de Taubaté. Entre as espécies, foram plantadas mudas de resedá, ipê de jardim, quaresmeira e aroeira Salsa.

A Secretaria de Meio Ambiente solicita que a população colabore com o projeto e evite a depredação das mudas recém-plantadas. Infelizmente já foram registrados atos de vandalismo e muitas mudas precisaram ser substituídas.

O cronograma de plantio segue integrado ao projeto de requalificação das calçadas na região central de Taubaté, que abrangerá ao todo nove ruas do centro.

Botão Voltar ao topo