Uma das formas de se tornar oficial da Marinha é realizar o curso de graduação na Escola Naval. São quatro anos aprendendo na teoria as diversas atividades que o militar naval deve seguir.
Durante o curso os alunos aguardam ansiosamente pela etapa pós formação, quando se tornam guardas marinha. Esse é o momento da Viagem de Instrução de Guardas Marinha.
Projetado e construído no Brasil, o navio que vai levar os guardas marinha para a tão sonhada viagem de instrução está completando 32 anos. O Navio Escola Brasil conta com camarotes masculinos e femininos, salas de aula, laboratórios para simulação de diversas missões e sala de convivência.
No domingo, 22 de julho, a emoção tomou conta das 208 famílias dos guardas marinha. No momento do embarque, muitos não conseguiram segurar o choro de alegria e orgulho. Pela primeira vez as mulheres estão a bordo como alunas. 12 oficiais do corpo feminino da Marinha embarcaram no navio, a Rebeca e a família falaram do orgulho, da emoção e da saudade durante os cinco meses da viagem.
Na trigésima segunda viagem de instrução do navio escola Brasil, os guardas marinha vão passar por quinze portos de nove países: Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e Colômbia.
Na terça-feira, 17 de julho, o Ministro da Defesa esteve no Navio Escola Brasil. Dirigindo-se aos futuros oficiais, Silva e Luna aconselhou que aproveitem a viagem para ampliar os horizontes visuais, mentais e intelectuais e buscar entender as forças da natureza, da ação conjunta, da disciplina e da coesão.
O Navio Escola Brasil tem previsão de retorno à Base Naval do Rio de Janeiro em 16 de dezembro.