Sucesso do ensino integral de Taubaté é apresentado em conferência na Argentina

(Foto: Divulgação/PMT)

A experiência de sucesso do ensino integral na Rede Municipal de Educação de Taubaté vai ser apresentada em uma conferência internacional na Argentina no início de agosto.

A Conferência Internacional sobre Representações Sociais (Cirs) acontece em Buenos Aires entre os dias 1 e 3 de Agosto (https://cirs2018.com/). A participação de Taubaté foi aceita mediante a apresentação de artigo com informações de uma pesquisa realizada em novembro do ano passado com 2.683 alunos.

A pesquisa buscou identificar a aceitação dos estudantes ao ensino integral e às oficinas desenvolvidas. As respostas aos questionários servirão de subsídios para eventuais ajustes. Outra pesquisa teve início em junho deste ano e segue em andamento.

Os resultados obtidos demonstram que os alunos apontam o ensino em período integral como desencadeador de mudanças de práticas e comportamento, com relação aos colegas e a própria escola, em um exercício de cidadania, pertencimento e construção de representações sociais .

A preferência pelo período integral representa 45,5% do total de entrevistados. A grande maioria (68,8%) gosta muito das atividades desenvolvidas e uma parcela representativa (37,4%) acredita que o seu aprendizado no período regular melhorou com as atividades desenvolvidas (oficinas de artes, dança, esporte, estudo, informática, línguas estrangeiras, lutas, música e teatro). Além disto, o relacionamento interpessoal apresentou melhoras para 39,2% dos estudantes.

O município conta atualmente com 10.500 alunos matriculados no ensino integral em 51 escolas do ensino fundamental. Estas unidades ofertam aos alunos atividades esportivas e culturais, no contraturno do período regular de aulas. A jornada tem 10 horas entre o ensino regular e integral, com a oferta de até quatro refeições diárias.

Botão Voltar ao topo