Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté estimula o descarte correto de pilhas e baterias

(Foto: Divulgação/PMT)

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com outras nove prefeituras da RMVale, intensifica a campanha para estimular o descarte correto de pilhas e baterias.

Além de Taubaté, as prefeituras de Aparecida, Igaratá, Redenção da Serra, Queluz, Caçapava, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e Tremembé estão desde abril trabalhando para conscientizar a população da importância de entregar os itens inservíveis nos pontos de coleta distribuídos pelos municípios.

A ação intermunicipal é estimulada pelas ações e diretivas propostas pelo Programa Município Verde Azul, visando a conscientização da população e a conservação da qualidade ambiental na região.

As pilhas e baterias quando descartadas passam por deformações na cápsula que as envolvem. Amassam, estouram e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido que se acumula na natureza representa o lixo não biodegradável, ou seja, não se decompõem com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia. Por todas essas causas, as pilhas e baterias não devem e não podem ser descartadas como lixo comum. O descarte correto contribuí com a saúde coletiva, com o equilíbrio ecossistêmico e preservamos o meio ambiente, assegurando um mundo melhor para se viver.

Todas as pilhas e baterias coletadas serão destinadas corretamente à reciclagem, por meio de um programa de logística reversa denominado “Programa Abinee – Recebe Pilhas”, em atendimento à Resolução CONAMA 401/2008 e à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na região, o sistema de coleta é realizado pela empresa GM&CLOG, parceira do Programa. Conheça mais: http://www.abinee.org.br/informac/arquivos/pilhas.pdf.

Em Taubaté, mesmo com o fim da campanha este mês, o trabalho continua e pilhas e baterias podem ser entregues nos 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e sábados das 7h às 13h, nas escolas municipais: EMIEF Prof. Emílio Simonetti (Bosque da Saúde), EMEIF Emílio Amadei Beringhs e EMEI Eunice App. P. Paulucci (Marlene Miranda), EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Monte Belo) e EMEF Prof. Juvenal da Costa e Silva (Independência). E nos prédios públicos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura de Taubaté / Paço Municipal e Prédio da CTI.

Em 2016 foram recolhidos 240 quilos de pilhas e baterias. Em 2017 essa quantidade aumentou para 250 quilos. Até o momento, neste ano, já foram recolhidos 192 quilos e a expectativa é de atingir a meta de 350 quilos até o final de 2018.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo