Cerca de 140 mil peregrinos marcaram presença no Santuário Nacional no último domingo (19), durante as celebrações que comemoraram os 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa para a data era de que 130 mil pessoas passassem pela Basílica. O movimento é o maior registrado em 2018 até o momento e se refletiu nas atividades do maior templo mariano do mundo ao longo de todo o dia.
A principal celebração das comemorações aconteceu às 14h e foi presidida pelo bispo emérito de Rubiataba Mozarlândia (GO), Dom José Carlos de Oliveira, C.Ss.R., sendo concelebrada pelos Missionários Redentoristas que residem em Aparecida (SP). A Eucaristia contou com a presença da restauradora da Imagem, Maria Helena Chartuni, que levou a Padroeira até o altar, acompanhada pelos militares da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.
Além das atividades comemorativas do restauro, outras romarias também registraram sua participação ao longo do domingo. A Diocese de Campo Limpo (SP), por exemplo, trouxe cerca de 35 mil fiéis ao Santuário. Na mesma data, os coordenadores de romaria também encerraram seu encontro na missa das 12h. No fim do dia, a celebração das 18h marcou a abertura da 49ª Semana Vocacional, que neste ano tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Período de maior movimento – O segundo semestre é tradicionalmente o período mais movimentado do Santuário Nacional, concentrando cerca de 60% dos devotos que visitam a Basílica de Aparecida durante todo o ano.
Historicamente, as datas de maior movimento são o 12 de outubro, dia da Festa da Padroeira do Brasil, e o fim de semana próximo ao 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Em 2017 estas datas reuniram 177 mil e 169 mil devotos, respectivamente, no Santuário Nacional.
Veja também