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Jato E190-E2 “Shark” da Embraer começa turnê de demonstração na Europa

O E190-E2 está atualmente em operação comercial desde abril deste ano com a companhia aérea norueguesa Widerø. (Foto: Embraer)

Após passagens bem-sucedidas na África e nos EUA, a Embraer está iniciando a parte europeia e na Comunidade dos Estados Independentes (CEI) da turnê mundial de demonstração do E190-E2. A aeronave visitará mais de 15 países em setembro. Em cada parada, a Embraer mostrará as capacidades da mais eficiente, limpa e silenciosa aeronave no segmento de corredor-único de nova geração. A primeira parada da turnê europeia é em Varsóvia, na Polônia.

“O E190-E2 iniciou voos comerciais na Europa no começo deste ano, e após uma aparição bem-sucedida no Farnborough Airshow, estamos orgulhosos de exibir nossas novas aeronaves para operadores em toda a região. Com mais de 45 operadores e 350 aeronaves na região, já estamos vendo muitos desses clientes interessados ​​nesta aeronave de classe mundial”, disse Martyn Holmes, Diretor de Vendas para Europa, Rússia, Ásia Central e Leasing, Embraer Aviação Comercial. “Estamos ansiosos para apresentar o E190-E2 às companhias aéreas, muitas das quais já são operadores de E-Jets.”

O E190-E2 está atualmente em operação comercial desde abril deste ano com a companhia aérea norueguesa Widerøe. Três jatos já acumularam aproximadamente 2 mil horas de voo, alcançando um índice de confiabilidade excepcional de mais de 99%.

Os E-Jets E2 são os jatos mais eficientes no mercado de aeronaves de corredor-único, com consumo de combustível 10% menor que seu concorrente direto. O E190-E2 oferece ainda mais flexibilidade, com alcance máximo de até 5.300 km, cerca de 1.000 km a mais do que a geração atual E190.

O E190-E2 também oferece economias significativas para as companhias aéreas em termos de custos de manutenção, com redução de até 25%, graças a um design inteligente baseado na experiência direta dos operadores. A aeronave possui os maiores intervalos de manutenção, com 10.000 horas de voo para verificações básicas e nenhum limite de calendário na utilização típica de E-Jets, o que significa 15 dias adicionais de utilização de aeronaves em um período de dez anos.

O E190-E2 também obteve melhores resultados do que as expectativas iniciais no tempo de treinamento para transição de pilotos. Os pilotos da geração atual de E-Jets precisam de apenas 2,5 dias de treinamento e nenhum simulador de voo completo para pilotar o E2. “Diminuir a carga de treinamento dos pilotos em transição do E1 é outra grande redução de tempo e custo para nossos operadores. Isso, combinado com a inigualável eficiência de combustível e menor nível de ruído, torna o E2 o jato de corredor-único mais rentável e ambientalmente correto do planeta. Por isso, vemos a aeronave como a evolução natural para muitos operadores da Embraer na região”, explicou Holmes.

A Embraer estima que 2.820 aeronaves comerciais com até 150 assentos serão entregues nos próximos 20 anos para as companhias aéreas europeias e da CEI. À medida que o setor aéreo europeu evolui de uma dinâmica de modelo de negócios de “companhias aéreas de baixo custo (Low Cost Carriers, ou LCC) versus companhias aéreas de serviço completo (Full Service Carriers ou FSC)” para um único modelo híbrido, os E-Jets E2 terão um papel cada vez mais importante na região. Além da tradicional operação de alimentação do hub, o E2 terá um maior alcance nas companhias aéreas de baixo custo experimentando estratégias de FSC, como multi-frota e foco nos passageiros de negócios.

Enquanto isso, o modelo de negócios regional também está passando por uma diversificação. O modelo de locação ACMI (que significa Avião, Tripulação, Manutenção e Seguros, na sigla em inglês) surge como uma oportunidade importante para terceirizar rotas de baixa densidade para operadores regionais com base de custo menor, permitindo que as principais companhias aéreas coloquem aviões mais eficientes para atender rotas menos densas sem aumentar a complexidade das operações.

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Durante o Farnborough Airshow 2018, a Embraer anunciou compromissos de vendas para os E-Jets E2 de clientes europeus, como a Helvetic Airways, e com um cliente não revelado da Espanha.

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos. A companhia possui 100 clientes por todo o mundo operando aeronaves das famílias ERJ e E-Jets. Desde que entrou em operação, a família de E-Jets recebeu mais de 1.800 pedidos e mais de 1.400 aeronaves foram entregues, redefinindo o conceito tradicional de aeronave regional. Atualmente, os E-Jets fazem parte da frota de mais de 70 clientes em 50 países. Esta versátil família de 70 a 150 assentos voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como operadoras regionais e de linha principal.

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