Câmara de Taubaté homenageia vencedores do Festival Celly Campello

Os cantores e compositores João Oliveira e Paulo Henrique Ribeiro receberam da Câmara de Taubaté moção de aplausos pela colocação no II Festival Nacional de MPB Celly Campello, realizado de 22 a 24 de junho de 2018. A homenagem foi entregue pelo vereador Dentinho (PV).

Natural de Taubaté, João Oliveira foi o autor da música vencedora do Festival, intitulada “Samba Calé”. O trabalho do músico se caracteriza como um convite às novas leituras e interpretações do Brasil. Samba Calé representa um momento importante na vida do artista, quando viveu na Espanha, por seis anos, e pôde respirar diferentes sonoridades, enriquecendo sua trajetória musical. Calé vem de caló, um jargão próprio dos ciganos da Península Ibérica. A música celebra este encontro, exalta a liberdade e ressalta a importância de se fazer da amizade.

Já Paulo Henrique Ribeiro foi homenageado pelo segundo lugar no concurso, com a música “Sedução”. O cantor, compositor e instrumentista, mineiro da cidade de Paraguaçu, possui carreira musical de mais de 30 anos, ao longo dos quais participou de vários festivais pelo Brasil, com destaque para Tatuí (SP), por quatro vezes, Festival de MPB Carrefour e outros. Paulo Henrique reside em Taubaté desde 1991, quando veio à cidade para assumir a direção musical da Banda Phaeton.

João Oliveira agradeceu aos vereadores e expressou a alegria de ser homenageado ao lado de um de seus ídolos: “Queria agradecer aos vereadores, por essa homenagem muito importante para nós. Para mim é um luxo estar aqui, com um cara do qual sou fã, um dos maiores músicos de Taubaté, senhor Paulo Henrique. Muito obrigado!”

Paulo Henrique, por sua vez, destacou a importância do reconhecimento para os músicos brasileiros: “Quero agradecer a todos os vereadores. É muito importante esse reconhecimento do trabalho, sobretudo para nós, artistas, principalmente nos dias de hoje, na música brasileira. Muito obrigado a todos.”

Exposição no Espaço Georgina apresenta obras expressionistas

O Espaço Cultural Georgina de Albuquerque recebe, de 17 a 21, a exposição “Constelação de um mundo imaginário: Pollock revisitado”, com obras de assistidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Madre Cecília.

A coordenadora do Centro, Jane Aparecida dos Santos, explicou que as obras foram produzidas por 67 assistidos da unidade, que são adultos com deficiência intelectual, participantes da oficina de artes plásticas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O tema faz referência ao pintor norte-americano Jackson Pollock, referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele se tornou conhecido por seu estilo de pintura por gotejamento, característica que pode ser vista nos quadros em exposição.

“Cada obra representa a impressão de um movimento corporal (gestualidade), subjetivo (inconsciente-consciente) e estético (civilizatório), que constrói a possibilidade de diálogo com um universo particular que, em alguns casos, habita o aprisionamento da incomunicabilidade. A obra, aqui, é um discurso particular, cabendo a nossa sensibilidade decifrá-la como um deslumbramento das estrelas”, diz o material de divulgação da exposição.

A exposição acontece na semana em que a Câmara de Taubaté celebra o dia de luta das pessoas com deficiência, cerimônia programada para quinta-feira, 20, a partir das 19h, na qual Jane será uma das homenageadas.

O Espaço Georgina fica no saguão da Câmara de Taubaté e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Taubaté terá semana de conscientização e prevenção à alienação parental

Passou a valer no dia 14 a Lei nº 5.432, que cria, em Taubaté, a semana de conscientização e prevenção à alienação parental.

A semana passa a integrar o calendário municipal de eventos, com objetivo de discutir e debater a alienação parental, que é a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente induzida por um dos pais, para que repudie ou cause prejuízo aos vínculos com o outro.

Os eventos relacionados à semana deverão ocorrer a partir de 25 de abril, dia internacional da conscientização sobre a alienação parental, com a realização de atividades, pelo poder público.

Para conhecer esta e outras leis municipais acesse o portal da Câmara de Taubaté na internet, www.camarataubate.sp.gov.br.

Lei revoga doação de área à Pintak

Foi sancionada no dia 14 a Lei nº 5.431, de autoria do prefeito, que revoga a doação de área no Distrito do Piracangaguá para a empresa Pintak Indústria em Borracha.

A lei foi publicada no Diário Oficial e entrou em vigência na data de publicação. De acordo com a mensagem enviada pelo prefeito à Câmara, a empresa não teria cumprido os encargos contratuais para sua instalação, o que motivou o cancelamento da doação de área.

Para conhecer esta e outras leis municipais acesse o portal da Câmara de Taubaté na internet, www.camarataubate.sp.gov.br.

 

Botão Voltar ao topo