Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté celebra o “Dia Mundial da Árvore”

(Foto: Divulgação/PMT)

Para marcar o Dia Mundial da Árvore, celebrado na próxima sexta-feira, dia 21 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté apresenta o projeto de criação da primeira unidade de Conservação de Taubaté, o Parque Natural Municipal Vale do Itaim, e lança oficialmente o Plano Municipal de Arborização Urbana e o Guia de Arborização Urbana de Taubaté. Também estão previstas atividades com a comunidade no sábado, dia 22.

O Parque do Itaim passa a ser classificado como uma Unidade de Conservação na categoria de Proteção Integral. Isso garante que a área possa se beneficiar do recebimento de recursos oriundos de compensações ambientais de grandes empreendimentos, visando a proteção, conservação e recuperação do espaço hoje considerado de relevância ambiental pro município.

O Parque do Itaim, como é popularmente conhecido, possui uma área total de 107 hectares. Está localizado em plena área urbana, onde ainda são encontradas manchas remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, nascentes, rica biodiversidade, além de patrimônios culturais e atividades ambientais que servem como alternativa ao turismo cultural e educativo.

A transformação do Parque do Itaim em uma unidade de Conservação vem ao encontro das metas traçadas pelo Plano Diretor Físico de Taubaté, Lei Complementar 412/2017 e pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Taubaté, publicado neste ano. A legislação reconhece o parque como uma área relevante do ponto de vista ambiental, prioritária para o estabelecimento de uma unidade de Conservação municipal.

O Plano de Arborização Urbana e o Guia de Arborização Urbana de Taubaté serão entregues e divulgados oficialmente para a população, a partir do dia 21, após um período de estudo e atualização técnica feita pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

Os documentos estarão disponíveis para download no site www.taubate.sp.gov.br. Ambos são importantes ferramentas de gestão e de comunicação pois trazem conceitos e orientações sobre o correto planejamento, implantação e manejo da arborização urbana no município.

Botão Voltar ao topo