O Rio de Janeiro reviveu momentos únicos na ensolarada manhã de sábado, dia 22, no Estádio de Remo da Lagoa, com as disputas de canoagem de velocidade no Mano a Mano. O evento relembrou as emocionantes competições dos Jogos Rio 2016 mas dessa vez em competições com formato inédito e diferenciado. Atletas de quatro países participaram de um Revezamento Misto, por equipe, misturando competidores olímpicos e da paracanoagem. O dia ainda contou com provas no estilo Medieval, inspirada no estilo de duelos antigos, onde os barcos saíram de cantos opostos em busca da linha de chegada localizada no centro da raia. O grande destaque do dia foi o brasileiro Erlon Souza vencedor da prova Medieval na categoria C1. Em uma vitória apertada nos 100m, ele derrotou amigo e parceiro Isaquias Queiroz.
“Essa prova é muito diferente, uma experiencia nova pra mim. Temos que traçar outra estratégia para pegar velocidade. No final deu certo, afinal ganhar do Isaquias não é para qualquer um. Estou muito feliz. Amanhã competirei ao lado dele no C2 no Desafio Mano a Mano. Estou muito animado”, explica Erlon.
Na disputa Medieval de Paracanoagem (KL1) o campeão foi o brasileiro Fernando Rufino. Ele venceu o polonês Jakub Tokarz. Na categoria K1 masculino o campeão foi o argentino Rubén Rézola. Ele derrotou o brasileiro Pedro Henrique Gonçalves, conhecido como “Pepê”. Entre as mulheres, vitória de Anna Pulawska (Polônia). Ela venceu o duelo contra a brasileira Ana Paula Vergutz.
“Foi muito interessante viver a minha primeira experiência em uma prova de revezamento e ainda com atletas tão qualificados, é uma experiencia que eu guardarei para vida inteira e contarei aos meus filhos”, empolga-se o atleta conhecido como “cowboy”.
O sábado ainda recebeu o Revezamento Misto com times América, Alemanha, Brasil e Polônia. A prova contou com atletas das categorias K1 masculino, K1 feminino, C1, além de um competidor de paracanoagem. Quem brilhou foi o Time Alemanha de Sebastian Brendel.
“Estou muito feliz por competir no Rio de Janeiro. Reviver esse sentimento olímpico é uma coisa única. Foi muito legal competir no revezamento e ajudar meu país a vencer, ainda mais numa competição que foge ao comum. Na prova individual não deu pra vencer. As condições não ajudaram muito pois tinha um vento lateral. Estou animado para voltar neste domingo” explica Sebastian Brendel.
No domingo, dia 23, o encontro dos grandes nomes da modalidade Isaquias Queiroz e Sebastian Brendel é o ponto alto da programação. Os atletas caem na água a partir das 9h30 na modalidade C1 – 500m. O brasileiro é detentor de três medalhas olímpicas e dez títulos mundiais. Já o alemão conquistou 18 medalhas em torneios mundiais, três em Jogos Olímpicos, e é considerado um dos maiores ídolos da história da canoagem. A manhã ainda recebe os desafios individuais do feminino, duplas e paracanoagem. As competições terão início às 10h30. O Desafio Mano a Mano conta com entrada gratuita.
O Desafio Mano a Mano é organizado pela X3M e Dream Factory. O evento é apresentado pela TIM, com patrocínio do BNDES e viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O evento será exibido pelo Sportv 2 no sábado, e terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular, da TV Globo, no domingo.
RESULTADOS – DISPUTAS MEDIEVAIS E REVEZAMENTO
Revezamento 200m (Paracanoagem, K1 fem, K1 mas e C1)
Bateria 1 – BRASIL x POLÔNIA
BRA – IGOR ALEX TOFALINI / ANA PAULA VERGUTZ / PEDRO HENRIQUE / ISAQUIAS QUEIROZ – 2min54s72
POL – JAKUB TOKARZ / ANNA PUŁAWSKA / NORBERT KUCZYŃSKI / WICTOR GŁAZUNOW – 2min55s57
Bateria 2 – AMERICA x ALEMANHA
AME – FERNANDO RUFINO / STEFANIE PERDOMO VINCES / CESAR DE CESARE / SERGIO DAVID DIAZ – 02min53s60
ALE – LUIZ CARLOS CARDOSO / NINA KRANKEMANN / RUBÉN RÉZOLA / SEBASTIAN BRENDEL – 02min52s02
FINAL – Time Alemanha – 2min56s99 x Time Brasil – 2min57s49
LUIZ CARLOS CARDOSO / NINA KRANKEMANN / RUBÉN RÉZOLA / SEBASTIAN BRENDEL
Resultados Disputa Medieval
C1 Masculino 200m
Bateria 01 – STEFAN KIRAJ (ALE) x WICTOR GŁAZUNOW (POL)
Bateria 02 – ERLON DE SOUZA (BRA) x DANIEL PACHECO CIPAGAUTA (COL)
Bateria 03 – SEBASTIAN BRENDEL (ALE) x MARCIN JAN GRZYBOWSKI (POL)
Bateria 04 – ISAQUIAS QUEIROZ (BRA) x SERGIO DAVID DIAZ (COL)
SEMI-FINAL 01: ERLON DE SOUZA (BRA) – 22s15 x MARCIN JAN GRZYBOWSKI (POL) – 22S57
SEMI-FINAL 02: ISAQUIAS QUEIROZ – 21s08 X – WICTOR GŁAZUNOW (POL) – 21s51
FINAL: ERLON DE SOUZA (BRA) – 21s75 X ISAQUIAS QUEIROZ (BRA) – 22s63
K1 Feminino 200m
Bateria 01 – STEFANIE PERDOMO VINCES (ECU) x ANNA PUŁAWSKA (POL)
Bateria 02 – NINA KRANKEMAN (ALE) x ANA PAULA VERGUTZ (BRA)
FINAL: ANNA PUŁAWSKA (POL) – 22s14 X ANA PAULA VERGUTZ (BRA) – 23s15
K1 Masculino 200m
Bateria 01 – CESAR DE CESARE (ECU) x RUBÉN RÉZOLA (ARG)
Bateria 02 – NORBERT KUCZYŃSKI (POL) x PEDRO HENRIQUE (BRA)
FINAL: RUBÉN RÉZOLA (ARG) – 18s88 x PEDRO HENRIQUE (BRA) – 19s21
K1 Paracanoagem 200m
Bateria 01 – IGOR ALEX TOFALINI (BRA) x JAKUB TOKARZ (POL)
Bateria 02 – LUIZ CARLOS CARDOSO (BRA -representa Time Alemanhã) x FERNANDO RUFINO (BRA – representa Time )
FINAL: FERNANDO RUFINO (BRA) – 21s73 x JAKUB TOKARZ (POL) -28s45
Veja também