Ao final da programação especial do Dia da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, a Rádio Aparecida, emissora católica sediada em Aparecida-SP, com quase 70 anos de história, terá seu canal em AM (820) desligado e substituído pela frequência em FM. A qualidade no sinal na nova faixa é o principal destaque nesta transição da emissora.
E para sintonizar a Rádio Aparecida, o ouvinte tem as seguintes alternativas: FM (nova): 104,3 – Ondas Curtas, pelo site www.a12.com/radio, ou pelo aplicativo buscando pela palavra “Aparecida”. Até o dia da mudança, as duas frequências AM e FM seguem em operação, pois a 104, 3 está em fase de testes.
O processo foi iniciado há quase dois anos, desde a outorga do novo canal à Fundação Nossa Senhora Aparecida, numa cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A transição atende às discussões entre o governo federal e as entidades de radiodifusão no Brasil para a migração de todas as emissoras de rádio na faixa AM para a FM. Após a outorga do novo canal para Aparecida, os passos seguintes da direção foram a reestruturação física e tecnológica e uma reformulação na programação da rádio.
Programação em rede e comercializada para outras rádios
No quesito programação, em março de 2017, a decisão da Rádio Aparecida foi unificá-la, tanto para os ouvintes das Ondas Médias – que abrange a região do Vale do Paraíba paulista – quanto para os ouvintes de Ondas Curtas – com alcance em outras partes do País. Antes, as programações eram distintas em determinados horários, nas duas ondas.
E as mudanças não pararam! Em abril deste ano, a Rádio Aparecida inaugurou uma novíssima programação já vislumbrando a efetivação do canal de FM 104,3. Isso, mantendo a base de sua filosofia na programação: Formação, Informação, Evangelização e Boa Música. Em novembro, a direção da emissora fará mais alguns ajustes em sua grade para enfatizar ainda mais a cobertura diária da equipe de jornalismo, além de abrir maior espaço para a Evangelização.
Dando continuidade às novidades, foi criada a Rede Aparecida de Rádio (RAR), novo braço de comercialização e consequente expansão dos programas. A RAR disponibiliza o seu conteúdo para emissoras de rádio de todo o Brasil interessadas. A comercialização de exibição está dividida nas áreas de Jornalismo, Entretenimento e Religioso.
Reforma das instalações
A Rádio Aparecida também ganhou novos equipamentos e estúdios mais modernos, adaptados para a nova fase na versão FM. As obras começaram no mês de agosto de 2017 e as mudanças foram feitas gradativamente, pois as transmissões precisavam continuar.
As instalações dos funcionários também passaram por uma redistribuição para que os estúdios pudessem ganhar mais espaço e receber novos equipamentos. Além do visual moderno, os estúdios contam com mesas de display de led, microfones e monitores de áudio de última geração.