As cidades de Roseira e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, recebem os encontros temáticos do programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR e realizado pela Concessionária CCR NovaDutra.
As atividades estão marcadas para os dias 2, em Roseira e 3 e 4, no município de Guaratinguetá. O programa Caminhos para a Cidadania capacita professores de escolas municipais para que possam trabalhar o tema trânsito com alunos de 4º e 5º anos. Nessa nova fase do programa é utilizado um aplicativo de celular, para incentivar a boa utilização da tecnologia na educação.
A capacitação une conhecimentos sobre Educação de Trânsito à ‘aprendizagem significativa’ – metodologia utilizada para estimular a conexão de memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar.
O conteúdo das oficinas, extraído do novo livro didático de 2018, trabalha a Teoria das Inteligências Múltiplas, que consiste na capacidade de resolução de problemas, de compreensão, de adaptação e de contextualização dos temas “Trânsito” dentro da grade curricular das escolas.
Reformulado
O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra desde 2005 para alunos do ensino fundamental das 36 cidades às margens da via Dutra, voltou reformulado para o ano de 2018. Voltado à mobilidade, cidadania e preservação da vida, este ano o programa trabalha a segurança no trânsito com os alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Até 2017, o programa levava Educação de Trânsito para a 4º série e Educação Ambiental para o 5º ano.
A alteração na grade curricular ocorreu após a realização de uma pesquisa que avaliou o papel do programa nas comunidades, além de seus objetivos e metas. Com a ampliação, as crianças, que têm entre nove e dez anos, terão mais aprofundamento do tema Trânsito, apropriando-se cada vez mais das noções de segurança e cidadania nas vias. Dessa forma, elas atuarão como multiplicadoras das boas práticas no trânsito entre familiares e amigos.