A partir do dia 06 de janeiro de 2019, a TV Aparecida exibe a sua terceira edição do Festival Mazzaropi. Trata-se de uma coletânea de filmes, inéditos na emissora, protagonizados pelo humorista.
O objetivo da atração – que nas transmissões anteriores renderam ótimos índices de audiência à emissora – é valorizar a cultura nacional através de um dos maiores ícones do cinema brasileiro.
Com exibições aos domingos, 12h30, e reapresentações às quartas-feiras, 20h, O Festival estreia com o filme O Noivo da Girafa (06/01). Na sequência vão ao ar O Fuzileiro do Amor (13/01) e Chico Fumaça (20/01). Já no dia 27 de janeiro, a TV Aparecida exibe Tapete Vermelho, filme produzido em 2006 para homenagear Mazzaropi, protagonizado por Matheus Nachtergaele.
Mazzropi fez muito sucesso com seus filmes entre as décadas de 50 e 70. Em 1951, o artista fez seu primeiro filme noS estúdios Vera Cruz e em 1958 comprou uma Fazenda em Taubaté , onde montou a Produções Amácio Mazzaropi (seu nome de bastimo), e passou a produzir os próprios filmes.
Foi aí que Mazzaropi encarnou o personagem criado por Monteiro Lobato, Jeca Tatu. O caipira de calças pula-brejo, paletó apertado, camisa xadrez e botinas encantou o Brasil e fez grande sucesso nos anos de 1960 e 1970. Ao todo, Mazzaropi fez 32 longas-metragens.
FESTIVAL MAZZAROPI
Data de estreia: 06/01/19
Exibição Domingo, às 12h30 e reprise na quarta-feira, às 20h
Sinopse: Sucesso de audiência, o Jeca mais amado do Brasil está de volta, com filmes inéditos na TV Aparecida.
06/01 – O NOIVO DA GIRAFA (Inédito) – Livre
13/01– O FUZILEIRO DO AMOR (Inédito) – Livre
20/01 – CHICO FUMAÇA (Inédito) – Livre
27/01 – TAPETE VERMELHO – 10 anos
O NOIVO DA GIRAFA
Inédito: 06/01/2019
Gênero: Comédia
Ano: 1957
Elenco: Glauce Rocha, Amácio Mazzaropi, Nieta Junqueira
Sinopse: Aparício Boamorte é um empregado de um zoológico no Rio de Janeiro, onde é muito gozado pelos seus colegas de trabalho e chefe. Por isso, ele se apega a uma girafa, recebendo o apelido de “noivo da girafa”. Um dia, a filha do dono da pensão onde Aparício mora fica doente e ele é acusado de ter passado a doença dos animais para a menina e, é obrigado a ir ao médico. Sem dinheiro, ele consulta um veterinário do zoológico que confunde seus exames com um animal doente e lhe dá quinze dias de vida.
Divulgação TV Aparecida
O FUZILEIRO DO AMOR
Inédito: 13/01/2019
Gênero: Comédia
Ano: 1956
Elenco: Amácio Mazzaropi, Roberto Duval, Gilberto Martinho
Sinopse: José Ambrósio é um modesto sapateiro que entra para o Corpo de Fuzileiros Navais para agradar ao pai da namorada, um sargento reformado. Mas, mole do jeito que é, o caipira José Ambrósio passa a ter problemas com o sargento-instrutor. Para complicar ainda mais, surge Ambrósio José, seu irmão gêmeo e sargento do Corpo de Fuzileiros Navais. O recruta atrapalhado é confundido com seu irmão, transformando o quartel numa bagunça total.
CHICO FUMAÇA
Exibição: 20/01/19
Gênero: Comédia
Ano: 1958
Elenco: Amácio Mazzaropi, Nancy Montez, Carlos Tovar
Sinopse: Chico Fumaça (Mazzaropi) é um tranquilo caipira, que passa suas tardes vendo os trens passarem. Um dia, ao proteger sua própria vida, evita um acidente ferroviário. Isto faz com que se torne herói, o que o leva à política e a conquistar todas as mulheres da cidade em que vive. Só que, ao ir para a cidade grande, ele se esquece de sua terra natal e de seu grande amor.
TAPETE VERMELHO
Filme em homenagem à Mazaroppi, protagonizado por Matheus Nachtergaele
Exibição: 27/01/2019
Gênero: Comédia
Ano: 2006
Direção: Luiz Alberto Pereira
Elenco: Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Paulo Betti
Sinopse: Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.