A Capital Nacional da Vela fez jus ao título, tendo mais um ano esportivo impecável. Ilhabela recebeu grandes competições da vela, tais como o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat e o Open Paulista de Optimist, encerrado no último final de semana.
Sucesso no município, a competição atraiu mais de 100 barcos, vindos de diversas regiões do país e contou com a presença de Robert Scheidt, o maior medalhista da história do Brasil em Olimpíadas e dono de nada menos que 14 títulos mundiais.
As belas águas do arquipélago e ventos entre 15 e 20 nóts, fizeram um cenário extremamente técnico nos cinco dias de regatas. O grande campeão da categoria Estreante foi o filho de Robert, Erik Scheidt, representando a EVI (Escola de Vela de Ilhabela), e na categoria Veterano, o título ficou com Miguel Machado, da Ices Rumo.
Outros representantes do município também se destacaram na competição, como o jovem Mario Otavio, que se despediu da categoria Optimist, sagrando-se campeão na categoria Juvenil. A bordo do pequeno barco de Optimist, o ilhéu evidenciou o seu nome e do munícipio na história da vela nacional, com suas inúmeras conquistas, como o segundo lugar no Campeonato Norte Americano, integrando a Seleção Brasileira.
“O campeonato foi muito bom e comprovou o alto nível técnico que a base da vela tem. Este evento serviu para reconhecimento de raia e preparatório para o Brasileiro, que será realizado de 5 a 15 de janeiro na ilha. Parabenizo todos os atletas, em especial os locais, pelo excelente desempenho”, falou o secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus.
Confira mais resultados de atletas de Ilhabela na competição:
Categoria Estreantes Categoria Veterano
1º lugar – Erik Scheidt (Mirim) 2º lugar – Mario Otavio (Juvenil)
2º lugar -Ian Borgstrom (Infantil) 4º lugar – Gabriela Vassel (Juvenil/Fem)
7º lugar -Valentina Frediani (Mirim/Fem) 6º lugar- Alex Khul (Infantil)
13º lugar – Rafael Rodrigues (Infantil) 12º lugar – Lucas Santos (Juvenil)
17º lugar – Rwan Silva- (Infantil) 21º lugar – Douglas Said (Infantil)
18º lugar – Nicole Voelker (Infantil/Fem) 25º lugar – Pedro Garcez (Infantil)
23º lugar – Pedro Pinto (Juvenil) 27º lugar – Handrey Cantini (Juvenil)
25º lugar – Omar Pavello (Infantil) 30º lugar – Patrexe Saran (Juvenil)
28º lugar – Caetano Harada (Mirim) 32º lugar – Melissa Paradeda (Inf/Fem)
30º lugar – João Cervino (Mirim) 38º lugar – Isabella Borges (Juvenil)
31º lugar – Luis Guilherme (Juvenil) 43º lugar – Marina Santos (Juvenil/Fem)
32º lugar – João Nowill (Mirim) 50º lugar – Bento Rodrigues (Infantil)
34º lugar – Felipe Baszymki (Mirim) 56º lugar – Hiago Amorim (Juvenil)
62º lugar – Marcos Rodrigues (Infantil)
O Open Paulista de Optimist foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da FEVESP (Federação de Vela do Estado de São Paulo).