A primeira semifinal do Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino foi disputada na noite do sábado (25), pelas duas equipes brasileiras no torneio, Taubaté/FAB/UNITAU e E.C. Pinheiros.
Em um embate mais uma vez equilibrado e cheio de rivalidade, os taubateanos foram melhores e venceram por 26 a 20 (13 a 10 no primeiro tempo). Com o resultado, o Taubaté/FAB/UNITAU está classificado para mais uma final do torneio continental, e está a uma vitória do hexacampeonato.
O jogo começou equilibrado, como era de se esperar, com as duas equipes marcando muito forte. Defendendo no sistema 6-0, o Taubaté/FAB/UNITAU mostrou uma postura bem agressiva para barrar o ataque do Pinheiros. Prova disso que logo aos três minutos o pivô Vini levou uma exclusão de 2 minutos por uma falta mais forte sobre o pivô pinheirense.
Com boas intervenções do goleiro Rick, o Taubaté conseguiu encaixar bolas de contra-ataque e abriu pequena vantagem no placar. O E.C. Pinheiros trocou o goleiro, colocando em quadra Colodeti no lugar de Marcão. Na marcação, a equipe paulistana passou a marcar num sistema 5-1.
O Taubaté respondeu mantendo uma defesa mais alta e muito agressiva. Aos 14 minutos, Vini tomou a segunda exclusão de 2 minutos, e aos 19 minutos, o ponta Cleber Andrade também foi punido com 2 minutos, mostrando que a marcação forte do Taubaté continuava em ação.
Mesmo com mais momentos em desvantagem numérica, o Taubaté manteve um jogo bem efetivo, com menos erros, e se segurou à frente no placar. O primeiro tempo acabou em 13 a 10 para o Taubaté/FAB/UNITAU.
O segundo tempo começou de forma mais truncada, com as defesas se sobressaindo de ambos os lados, e os goleiros fazendo defesas importantes. O primeiro gol do segundo tempo só foi sair aos 6 minutos. O Pinheiros buscou alternativas táticas para tentar vencer a forte defesa taubateana, mas não conseguiu repetir boas atuações passadas neste mesmo Sul-Centro Americano.
Com o goleiro Rick em noite inspirada e poucos erros, o Taubaté conseguiu aproveitar bolas de contra-ataque e ampliou a vantagem, encaminhando a vitória ainda antes dos 10 minutos finais de jogo. Na reta final de partida, o Taubaté passou a administrar a vantagem, gastando o tempo a cada ataque e evitando dar a posse de bola ao Pinheiros.
O Pinheiros partiu para um último momento de “abafa” nos instantes finais, mas não surtiu efeito, e o Taubaté/FAB/UNITAU confirmou a vitória por 26 a 20, carimbando a vaga na final.
O artilheiro do jogo foi Guilherme Valadão, do Taubaté/FAB/UNITAU, com 7 gols marcados.