publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá: obras de esgoto do Jardim Gaivotas já somam mais de dois quilômetros

Em execução desde o início de março, as obras da Sabesp para o bairro Jardim Gaivotas, em Caraguatatuba seguem o cronograma previsto com um total de 2.200 metros de redes coletoras de esgotos assentadas.

O empreendimento, bastante aguardado pela comunidade, contemplará todas as ruas do bairro e atualmente está em execução nas ruas Cardeal, Tuim, Falcão e Bico de Lacre.

Serão investidos R$ 14,5 milhões para a implantação de 19 km de tubulações, com prazo de término para 24 meses, em benefício de 8 mil pessoas. O empreendimento contará com estações elevatórias e redes que possibilitarão a coleta, afastamento e tratamento de esgotos de 1.954 imóveis.

As ruas estão separadas em trechos de 100 metros e a produção diária com relação a redes assentadas é de cerca de 36 metros/dia. Esse trabalho é realizado em etapas: o assentamento da tubulação, o reaterramento da vala (aguardando a acomodação/compactação natural do solo) e por último a reposição do pavimento, que no caso do bairro Gaivotas é composto por bloquetes.

Conforme explica o coordenador de empreendimentos da Superintendência de Gestão de Empreendimentos do Programa de Recuperação Ambiental da Baixada Santista e Litoral Norte, engenheiro Leandro Santos Araujo, “quando iniciamos o trabalho num trecho da rua, liberamos o local para passagem de veículos cerca de uma semana depois, após o aterramento da rede e nivelamento do solo”, destacou.

O Diretor de sistemas regionais da Sabesp, Ricardo Daruiz Borsari, na ocasião do lançamento da obra destacou a importância do empreendimento para Caraguatatuba. “É de extrema importância, pois proporcionará saúde, desenvolvimento econômico e sustentabilidade para todas as atividades econômicas e sociais aqui realizadas. Saneamento é saúde”.

Para Mayara Peixoto, jornalista e moradora do bairro, o sistema de esgotos é uma reivindicação antiga e muito aguardada pela comunidade local. “No último sábado (25), eu acordei com barulhos de caminhões na rua. Que dia histórico para quem mora no Gaivotas! Enfim nossa tão esperada rede de esgotamento sanitário será executada”, comemorou.

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, ressalta que há um desconforto/reclamação por parte da população durante o andamento das obras, principalmente no que se refere ao período necessário para assentamento do solo e reposicionamento do pavimento.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Pedimos um pouquinho de paciência nesse período que é passageiro pois ao término do trabalho os benefícios são muitos. É importante destacar que o assentamento da rede não significa que a obra está pronta. A população deve aguardar a orientação da Sabesp para solicitar a conexão dos imóveis às redes da Companhia”, finalizou.

Botão Voltar ao topo