Na manhã de quinta-feira (30), foi realizado um simulado de acidente na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA), localizada no bairro Pontal Santamarina, região Sul da Cidade.
O simulado é previsto no processo de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL) que visa preparar comunidades de área industrial para situações de emergência. O Apell é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e UTGCA, em que a gestão do Prefeito Aguilar Junior procura dar todo o suporte necessário para as ações.
Durante o simulado, estiveram envolvidos cerca de 50 profissionais, incluindo as equipes do Corpo de Bombeiros, UTGCA, SAMU e a Defesa Civil Municipal. Com início às 10 horas, o objetivo da ação foi de simular uma explosão causada por uma retroescavadeira em um dos dutos de gás que passam pelo local, deixando o operador da máquina ferido.
A primeira unidade ao ser acionada foi o Corpo de Bombeiros, para controlar o fogo e retirar a vítima do local, que foi transportada em seguida, para o hospital pela equipe do SAMU, que já estava de prontidão fora da zona de risco. Após verificado o estado de saúde da vítima, foi acionada a Defesa Civil, para alertar a população ao entorno e evacuá-la para os pontos de encontro.
Esteve presente no local a diretora do Departamento de Proteção ao Cidadão da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Juliana Cunha Carvalho de Macedo, o capitão do corpo de Bombeiros, Nilton Krüger e o coordenador do SAMU de Caraguatatuba, Dr. Arthur Maranha. Juliana ressaltou que a ação ocorreu dentro do tempo estimado, cerca de 40 minutos.
Toda a comunicação foi feita via rádio com escalas reais de distâncias seguras. O Dr. Arthur Maranha comentou que o tempo de chegada para prestar socorro foi satisfatório, já que as equipes estavam em seus respectivos quartéis e bases. “O simulado foi de extrema importância para o treinamento dos profissionais” comentou.