De uma modalidade de nicho na virada do século para uma febre mundial: os esportes eletrônicos explodiram em popularidade e conquistaram apoios de peso. Milhões de fãs ao redor do globo acompanham as partidas de games como League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e FIFA e os competidores de e-Sports já experimentam o mesmo prestígio de atletas tradicionais.
Apoio de equipes e empresas consagradas
De acordo com um estudo publicado pela especialista Newzoo e divulgado pela Forbes, o público global de e-Sports em 2018 ultrapassou os 165 milhões e os três maiores países em termos de público são, respectivamente, os Estados Unidos, a China e o Brasil.
As receitas geradas no ano passado foram superiores a US$ 900 milhões e devem alcançar US$ 1 bilhão em 2019. A maior parte dessa receita provém da América do Norte (38%) e da China (18%). O patrocínio responde pela maior parcela (US$ 359 milhões), seguido pela publicidade (US$ 174 milhões) e direitos de mídia (US$ 161 milhões).
As taxas cobradas pela publicação dos jogos (US$ 116 milhões), memorabilia e venda de ingressos (US$ 96 milhões) também são impressionantes, por isso é natural que diversos clubes e empresas de diversos setores tenham investido no potencial dos e-Sports através de suas próprias equipes ou de patrocínios estratégicos.
O tradicional clube francês Paris Saint-Germain, por exemplo, investiu pesado em League of Legends ao longo dos últimos anos e em 2018 o seu time PSG.LGD conquistou mais de US$ 4,08 milhões no The International, além de uma série de premiações que fizeram os ganhos alcançarem US$ 5,36 milhões.
Outra grande equipe que pode ser mencionada é Ninjas in Pyjamas. Com origens suecas e apoiada pela gigante dos esportes e e-Sports Betway, a equipe recentemente ganhou seu segundo Minor em Dota 2 para conquistar mais de US$ 125 mil e é uma das mais vitoriosas da história em CS:GO, com mais de US$ 2,65 milhões em prêmios ao longo dos anos.
Esses times e empresas não estão apenas gerando atenção e engajamento nas mídias sociais e uma conexão com os públicos globais de esportes eletrônicos, eles também estão trazendo novos geradores de receita.
A Ziggo, principal patrocinadora do Ajax Amsterdam, também paga pela presença do seu logo nos uniformes do bem-sucedido time de e-Sports do clube. Enquanto isso, a venda de cadeiras gamer com a marca Ajax proporciona uma nova fonte de renda para o time holandês.
No Brasil não é diferente e diversos times também contam com equipes de e-Sports. Por exemplo, o Flamengo, que também conta com uma equipe hexacampeã do Novo Basquete Brasil, possui um time muito forte em League of Legends e já começou a investir em outros games.
Outras equipes como Corinthians, Palmeiras, Santos e até o Esporte Clube Taubaté também contam com equipes próprias e o número só deve aumentar nos próximos anos.
Grandes equipes e atletas nacionais e internacionais
O grande número de espectadores e apoio de empresas e equipes tradicionais fez com que surgissem diversas estrelas nos e-Sports. O time rubro-negro nos e-Sports, por exemplo, conta com profissionais renomados como Felipe “brTT” Gonçalves, Gabriel “MiT” Souza e Thulio “SirT” Carlos, que já conquistaram o Campeonato Brasileiro de League of Legends em 2015 (CBLOL 2015).
Felipe “brTT” Gonçalves conta com uma legião de fãs que se equipara aos grandes astros do futebol europeu. São mais de 670 mil fãs em sua página no Facebook e o atleta tem até mesmo uma marca própria de roupas, conhecida como Rexpeita.
Outro craque nacional que chama atenção é Gabriel “Fallen” Toledo. Considerado uma das principais personalidades brasileiras dos e-Sports, Fallen conta com mais de 890 mil seguidores no Twitter, 1,1 milhões de assinantes no YouTube e 738 mil fãs no instagram.
Fora do crescente cenário nacional, um dos jogadores que podem ser mencionados é Patrik “f0rest” Lindberg. Um dos principais membros da Ninja in Pyjamas, f0rest ganhou fama mundial ao ganhar 87 mapas seguidos de CS:GO com seus companheiros (um recorde que ainda não foi superado) e conta com mais de 280 mil seguidores no Twitter.
Outra grande estrela internacional é Tyler “Ninja” Blevins, atleta profissional e streamer que conta com mais de 3,5 milhões de seguidores no Twitter, 13 milhões no Twitch.TV e 21 milhões de assinantes no seu canal no YouTube.
Importância não para de aumentar
Com apoio significativo e números cada vez mais impressionantes, a importância dos e-Sports não para de aumentar e o futuro deve ver essa modalidade cada vez mais inserida no mainstream.