O técnico Aleksandar Petrovic anunciou, nesta segunda-feira (15 de julho), a relação dos 15 atletas convocados para a Seleção Brasileira Adulta Masculina, que vai dar início à preparação para a disputa da Copa do Mundo da China, que será realizada de 31 de agosto a 15 de setembro.
Para o técnico da Seleção Brasileira, o grupo apresenta mescla interessante. “Essa convocação traz três pontos importantes no grupo, ou seja, o primeiro é contar com alguns jogadores mais experientes, que todos queriam ver atuando pela Seleção Brasileira. O segundo reúne os atletas que estão jogando na NBA: Caboclo e o Felício, que todos têm muita vontade de ver jogando pelo selecionado nacional. Já o terceiro é formado por dois jovens – Didi e Yago – que chegam bem das ‘janelas’ das Eliminatórias, que disputamos durante um ano e meio”.
“Com isso, o grupo apresenta uma mescla boa, com todos os jogadores podendo jogar em alto nível, por isso, me sinto contente com os atletas que foram convocados para iniciar a preparação no dia 25. Depois disso, eu tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer”, acrescentou Petrovic.
“Estou muito satisfeito com a disposição dos jogadores para disputar a Copa do Mundo. O grupo conta com quase todos os atletas que eu almejava, então, agora é fazer uma boa química e trabalhar os aspectos táticos, tanto defensivos, como ofensivos. Acredito que depois de 35 dias de pré-temporada, iremos seguir preparados para fazer um belo campeonato”, complementou Aleksandar.
A apresentação do elenco está marcada para 25 de julho (quinta-feira), em Anápolis (GO). De 26 de julho a 07 de agosto, a equipe nacional treina na citada cidade. No dia 08 de agosto, o Brasil enfrenta amistosamente o Uruguai, ainda em Anápolis (GO). Já no dia 10 de agosto, a Seleção Brasileira volta a jogar contra a equipe uruguaia, desta vez em Belém (PA).
Posteriormente, a delegação brasileira, já com os 12 jogadores definidos, embarca com destino a Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, o Brasil treina e joga um torneio na mencionada cidade francesa.
Em seguida, a Seleção Brasileira segue viagem com destino a Guangzhou, na China. De 20 a 28 de agosto, o Brasil treina e disputa jogos preparatórios em Guangzhou, Wuhan e Liaoning, na China. Nos dias 29 e 30 de agosto, os comandados de Aleksandar Petrovic treinam na cidade chinesa Nanjing, concluindo a etapa de preparação.
CONVOCADOS
Alex Ribeiro Garcia (lateral) – 39 anos – 1m90 – Minas Tênis Clube – SP
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒Anderson França Varejão (pivô) 36 anos – 2m11 – CR Flamengo – ES
Augusto Cesar Lima Brito (pivô) – 27 anos – 2m08 – San Pablo Burgos (ESP) – RJ
Bruno Correa Fernandes Caboclo (lateral) – 23 anos – 2m06 – Memphis Grizzlies (EUA) – SP
Cristiano Silva Felício (pivô) – 27 anos – 2m08 – Chicago Bulls (EUA) – MG
Jhonatan Luz dos Santos – lateral – 32 anos – 1m96 – CR Flamengo – SP
Leandro Mateus Barbosa (lateral) – 36 nos – 1m92 – Minas Tênis Clube – SP
Lucas Dias Silva (ala/pivô) – 24 anos – 2m07 – Sesi Franca – SP
Marcelo Tieppo Huertas (armador) – 36 anos – 1m91 – SP
Marcos Henrique Louzada Silva (Didi) – ala/armador – 20 anos – 1m95 – New Orleans Pelicans (EUA) – SP
Marcus Vinicius Vieira de Sousa (lateral) – 35 anos – 2m07 – CR Flamengo – RJ
Rafael Freire Luz (armador) – 27 anos – 1m88 – MoraBanc Andorra (ESP) – SP
Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) – 33 anos – 2m08 – Sesi Franca – SP
Vitor Alves Benite (ala/armador) – 29 anos – 1m90 – San Pablo Burgos (ESP) – SP
Yago Mateus dos Santos (armador) – 20 anos – 1m78 – CA Paulistano – SP
Média de idade: 29.44
Média de altura: 1m98
COMISSÃO TÉCNICA
Gerente Técnico: Renato Lamas Pinto
Coordenador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Aleksandar Petrovic
Assistente Técnico: Cesar Maximo Guidetti
Assistente Técnico: Bruno Costa Savignani
Preparador Físico: Bruno Nicolaci Costa
Médico: Carlos Vicente Andreoli
Fisioterapeuta: Bruno de Lima Secco
Fisioterapeuta: Vinicius Castro Campos
Massagista/Roupeiro: Paulo Henrique Pereira Daniel da Silva
Assessor de Imprensa: Marcello Luis dos Reis Pires
AUSÊNCIA
O armador Raul Togni Neto, que acabou de assinar contrato com o Philadelphia 76ers, equipe da NBA (liga profissional norte-americana), será a única ausência do grupo. Em recuperação de um problema no tornozelo esquerdo, sofrido no final da última temporada, quando defendia o Utah Jazz, Raulzinho precisará de mais tempo para ficar apto a jogar.
“Estive em contato com a equipe de trabalho do Raul, que falou sobre a contusão e passou que ele precisaria de um tempo maior para ficar totalmente recuperado da lesão que sofreu no tornozelo esquerdo. Com esse panorama, o Raulzinho, infelizmente, não poderá integrar o grupo brasileiro neste momento”, explicou Carlos Vicente Andreoli, diretor médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).