O Arquivo A traz, na quinta-feira (18), às 21h, mais um tema da série “Desafios da Igreja”: Realidade Indígena. Trata-se de um importante documentário produzido pelo jornalismo da TV Aparecida, com a repórter Camila Morais, que visa mostrar a atual realidade territorial dos índios e o descaso por parte dos governantes. E dentro desse contexto, a ação da Igreja Católica em prol de uma população tão desassistida.
A primeira parte da reportagem, inédita na tevê, vai mostrar como uma etnia indígena pode ser extinta da Amazônia por causa da exploração ilegal de território. E ainda a ação dos grileiros para vender lotes de terra que já são demarcados para os indígenas.
Em seguida, o “Desafios da Igreja – Realidade Indígena”, discorrerá sobre a situação da demarcação de terras que seriam dos Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e os problemas ocasionados.
Na terceira parte, o documentário vai mostrar sobre as ameaças por parte de fazendeiros aos indígenas no Mato Grosso do Sul e ainda sobre as toneladas de agrotóxicos derramadas em aldeias próximas às lavouras.
Na quarta parte, a reportagem destaca o preconceito e a falta de demarcação de territórios, que expulsa os indígenas para as cidades.
Por fim, a produção vai mostrar também o trabalho do Conselho Indigenista Missionário. O CIMI é o olhar da Igreja Católica para essa população, tantas vezes abandonada pelo poder público.
Vale ressaltar que na Rádio Aparecida, essa reportagem especial está sendo veiculada durante toda esta semana.
Arquivo A – Realidade Indígena, quinta-feira, às 21h.