São José dos Campos completa 252 anos no próximo sábado (27), mas as comemorações já começaram e não param. Em clima de festa, mais de 3.000 pessoas participaram da corrida de rua em comemoração ao aniversário da cidade na manhã deste domingo (21).
A corrida reuniu atletas de todos os cantos, de todas as idades e contou com muitos familiares na torcida. Entre os presentes duas coisas se destacavam: a paixão por exercícios físicos e por São José.
A atividade faz parte do calendário do Circuito Joseense, organizado pela Prefeitura, e foi promovida em parceria com o Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Neste ano, os participantes contaram com uma novidade: o aumento no número de premiações. Além dos tradicionais troféus para os cinco primeiros colocados no geral das provas dos 5 e dos 15 quilômetros masculino e feminino, foram ofertados troféus aos três primeiros de todas as faixas etárias nas provas.
Conquistas
Ivo de Melo Braga tem 72 anos, sendo 61 deles em solo joseense e 22 anos correndo e se exercitando. O morador da Vila Industrial se sente feliz ao poder participar da Corrida de Aniversário. “Eu adoro São José, toda minha família mora aqui e crescemos junto com a cidade. Poder correr hoje é bom demais. Faz bem para a saúde e mudou minha vida. Deixei o sedentarismo. Todo ano estou aqui”, afirmou Braga.
Simone Rivoli Alkmin, 47 anos, também saiu da região leste, onde mora e treina semanalmente, para correr na região oeste. Pela segunda vez no evento, a joseense levou sete amigas para participarem.
“Conheci a corrida no ano passado, me apaixonei, fui falando para as amigas e elas vieram pela primeira vez. A corrida me faz sentir mais viva e conviver de forma saudável. Nosso município tem de tudo. Parabéns a todos envolvidos na atividade de hoje”, disse Simone.
Superação
Edson Gonçalves da Costa é atleta PCD há 17 anos e foi o primeiro colocado na categoria. Logo na linha de chegada, ele destacou a importância do evento: “a gente vem para mostrar que é capaz”.
“Tive poliomielite aos 2 anos de idade e hoje tenho 52. O esporte para mim é vida. Se não fosse por ele, eu teria muitos problemas de saúde e talvez nem estivesse vivo até hoje. É superação e qualidade de vida e me esforço para dar o meu melhor.”
Ao passar pela linha de chegada, Cristiane Souza Salgado, 28 anos, não conseguiu conter a emoção. Entre lágrimas, a jovem agradecia por ter concluído a prova de 5 km com o tempo de 24 minutos e 49 segundos.
“É uma superação conseguir correr na rua. Muitos duvidaram de mim, mas graças a todo apoio que tive consegui. E foi aqui na minha cidade. Correr é como válvula de escape, uma forma de renovar a energia”, afirmou Cristiane.
Clima de festa
“Se é aniversário, tem que ter bolo, né? Tivemos a ideia de festejar nossa cidade que, entre tantas coisas boas, oferece muitas oportunidades nos esportes, em todas as modalidades, com espaços públicos para treino e prática de exercício”, disse Carlos Max, 38 anos, professor no Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite, na zona sul.
A tenda montada pelo grupo do ginásio teve bolo de aniversário e um parabéns organizado com carinho por alunos e atletas.
Já o atleta e bombeiro Michael Barros, 29 anos, se mudou com a esposa e dois filhos para São José há apenas 45 dias e também tem motivos para comemorar: conquistou o primeiro lugar na categoria masculina dos 15 km.
“O evento está excelente, é gratuito, bem organizado e com ótima estrutura. Estou adorando viver aqui.”