
A ONU concedeu ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), a certificação para a preparação de oficiais de Estado-Maior, no dia 26 de Julho. O certificado capacita a instituição brasileira vinculada ao Ministério da Defesa, a conduzir o curso para militares brasileiros das Forças Singulares (Marinha, Exército e Aeronáutica), como também para oficiais de nações amigas cujos países contribuem com tropas nas operações de manutenção da paz da ONU.
Ao receber o certificado das Nações Unidas, o Conselheiro Militar da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, General de Exército Menandro Garcia de Freitas, destacou a participação do país e em “especial dos militares brasileiros na construção de capacidades, na educação, na elaboração de manuais e na aplicação de cursos no exterior para a ONU, utilizando para isso nossa expertise, o próprio CCOPAB e também os profissionais brasileiros com experiência nesse tipo de missão”.
O CCOPAB foi criado em 2005 com o nome de Centro de Instrução de Operações de Paz e por meio da portaria 952, de 15 de junho de 2010, do Ministério da Defesa, passou a ser denominado de Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, permanecendo subordinado ao Exército Brasileiro e vinculado ao Ministério da Defesa. Nesses mais de 14 anos de existência o CCOPAB preparou mais de 20 contingentes para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti – MINUSTAH e inúmeros militares para missões de paz de caráter individual.
