Com o fim das férias de julho, estão de volta, além das aulas regulares, as atividades do programa Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania. Neste semestre devem ser atendidos mais de 900 alunos de 34 escolas municipais de Pindamonhangaba. Promovido pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) em parceria com a Secretaria da Educação de Pindamonhangaba, a iniciativa visa difundir conhecimentos sobre a centenária estrada de ferro e sua importância para o desenvolvimento da região a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o secretário de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba, Prof. Júlio Valle, o projeto foi idealizado como complemento do ensino às crianças da Rede Municipal e colaboração para a formação da cidadania. “O projeto Trilhos Pedagógicos vem reforçar as possibilidades de utilizarmos nossa cidade, nossa memória e nossa identidade como instrumentos potencializadores do trabalho que os professores já desenvolvem, promovendo uma educação cidadã que reconheça a importância de nossa história”, explicou.
O passeio começa na estação Pindamonhangaba e segue até a parada Monteiro Lobato, em um percurso de 17 km que dura aproximadamente 45 minutos. Durante a viagem, as turmas têm a oportunidade de visitar o Parque Reino das Águas Claras, que abriga figuras em cerâmica de personagens que fazem parte da obra do escritor Monteiro Lobato. O trajeto total dura 2h30.
Neste ano, antes do recesso de julho, foram realizadas 17 excursões com 718 alunos e 62 professores e auxiliares de 26 escolas municipais. Desde sua criação, em setembro de 2017, o projeto já atendeu 3.257 estudantes e 322 educadores de 40 instituições de ensino locais.
Para complementar a experiência educacional, os participantes recebem na sala de aula um material pedagógico com mais informações e atividades sobre a viagem de trem para debater os temas abordados.