A Embraer anunciou hoje, durante cerimônia de comemoração dos 50 anos da companhia, um investimento de US$ 30 milhões na expansão da unidade de Eugênio de Melo, em São José dos Campos. Com a construção de novas instalações, o local passará a ter capacidade para mais de 4 mil funcionários, quase o triplo dos atuais 1.500 profissionais que trabalham nas áreas de manufatura, desenvolvimento, engenharia, testes estruturais e de sistemas, centro de formação de pessoas, entre outras atividades administrativas e de pesquisa.
“O futuro da indústria aeronáutica brasileira passa pelo que sonhamos e construímos juntos hoje. É assim que entendemos ser a melhor homenagem que podemos prestar aos 50 anos da Embraer”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Ao anunciar a expansão da unidade de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, reforçamos o compromisso com as nossas pessoas e com a comunidade local, que são parte da nossa visão estratégica de crescimento contínuo e sustentável.”
Ao menos 600 vagas temporárias foram criadas para a construção de quatro novos prédios. Um deles se tornará o centro global de engenharia e tecnologia da empresa e outro será dedicado ao atendimento e treinamento de clientes, abrigando simuladores de voo e outras tecnologias para prover instrução de procedimentos técnicos aos operadores de aeronaves da companhia. Também estão contemplados no projeto um prédio para áreas administrativas e um centro histórico dedicado aos 50 anos da Embraer e avanços da indústria aeronáutica nacional.
A Embraer realiza ainda melhorias e ampliações das instalações existentes, como restaurante, portarias, plataformas de ônibus e estacionamento. A conclusão da obra está prevista para o último trimestre deste ano e aumentará a área construída e de lazer dos atuais 70 mil metros quadrados para 110 mil. A unidade está localizada em um terreno de 530 mil metros quadrados e iniciou as operações em 2001.
Sobre a expansão
De visual moderno, os novos ambientes estão sendo construídos para estimular a criatividade, inspirar inovação e desenvolver maior colaboração entre os funcionários, ao mesmo tempo em que preservam os aspectos de sustentabilidade, preservação da segurança no trabalho e a preocupação com a eficiência operacional.
Os ambientes internos se tornarão mais favoráveis à criação, com luz natural, mobiliário flexível, quadros interativos e salas de reuniões informais, enquanto o ambiente externo terá oferta de serviços, conveniências e espaço multiuso com wi-fi que poderá ser utilizado trabalho, confraternização e descanso.
Com a ampliação, a unidade Eugênio de Melo se transforma também em um centro global de engenharia e tecnologia da Embraer, para o desenvolvimento de sofisticados projetos e soluções cada vez mais relevantes no setor de defesa e segurança, mobilidade aérea, aeroespacial entre outros negócios de base tecnológica.
A consolidação do ecossistema de inovação da Embraer, em São José dos Campos, para a execução de atividades de pesquisa e difusão de conhecimentos é complementada pelas atividades da companhia e suas coligadas no Parque Tecnológico da cidade e em outros centros de engenharia e tecnologia espalhados pelo Brasil.