publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Pindamonhangaba

Neste domingo, dia 8 de setembro, a Comunidade Católica celebra Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Pindamonhangaba.

A história de Nossa Senhora do Bom Sucesso como padroeira de Pindamonhangaba remonta a 10 de julho de 1705, quando Dona Catharina Rainha da Grã Bethânia Infanta de Portugal, em carta Régia, emancipou politicamente a freguesia de São José de Pindamonhangaba, elevando a dita freguesia em Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba.

Devotíssima de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que a protegera dos protestantes anglicanos e das constantes conspirações por parte do parlamento inglês, devido ser católica e infecunda, e, devido ainda às desavenças com seu marido Rei, infiel no casamento, que, uma vez viúva e de volta a Portugal, livre inclusive das torturas protestantes, quando ocupava pela segunda vez a Regência Portuguesa, às suas expensas mandou fazer a imagem que acabada em setembro de 1705.

Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Pindamonhangaba. (Foto: Arquivo PortalR3)

A partir de então, a Berníssima Nossa Senhora do Bom Sucesso é a nossa Padroeira e vem protegendo e guiando os passos dos Pindamonhangabense. De seu sólio na veneranda Igreja Matriz, afasta-nos de todos os perigos e calamidades.

Nesses 313 anos, Virgem do Bom Sucesso em Pindamonhangaba, mercê de Deus, com tão nobre e sublime título da Virgem Maria, fomos aprendendo dos lábios de nossas mães e pela voz altiva e cheia de fé do apóstolo de Pindamonhangaba, o Padre João, um grande amor e uma devoção profunda à Senhora do Bom Sucesso.

Salve, oh soberana Senhora nossa Mãe da divina graça! Sede de sabedoria e causa da nossa alegria, que nenhum Pindamonhangabense de perto ou de longe fique alheio às festas em sua honra. De onde estiver, venha trazendo seu ósculo de amor filial, carinho e gratidão.

Celebração em frente à Igreja Matriz. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Igreja Matriz  – Santuário
Considerado um dos mais antigos templos religiosos da Diocese de Taubaté, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no transcurso do Ano Mariano de 1988, sob o comando do Pároco Benedito Gil Claro e em cerimônia presidida pelo Bispo Dom Antônio Afonso de Miranda, o templo foi elevado à categoria de Santuário Mariano Diocesano em 24 de junho de 1.988.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

* Com informações da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso

Botão Voltar ao topo