O Polo Campos do Jordão da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal) promoveu mais uma ação da Campanha Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais do Programa Corta-Fogo.
A iniciativa foi realizada em 30 de agosto na Praça do Gazebo, na Abernéssia, centro do município, para cerca de 70 crianças da EMEF Frei Orestes Girardi e contou com o acompanhamento de cidadãos que passavam pelo local.
A atividade teve início com uma palestra sobre o Programa Corta-fogo e uma roda de conversa sobre impactos dos incêndios. Em seguida, foram realizadas atividades lúdicas sobre a fauna local, jogo de tabuleiro sobre impactos dos incêndios florestais e demonstração dos equipamentos utilizados pelos brigadistas. As crianças puderem vestir os uniformes, ver como funciona uma bomba costal e um soprador e aprenderam a usar um abafador.
A ação integra o Programa de Educação Ambiental do Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) e foi coordenada pela equipe de monitores ambientais do PECJ e do Monumento Natural Estadual Pedra do Baú (MNEPB), com participação de monitores da empresa Urbanes Campos, concessionária do Uso Público do PECJ, e da equipe brigadista da empresa Previni, a serviço da Fundação Florestal.
Impactos
A Campanha Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais faz parte de um conjunto de ações para sensibilizar as comunidades do entorno das Unidades de Conservação para o manejo do fogo, os impactos sobre a saúde humana e, principalmente, os danos causados na fauna, flora e solo.
A iniciativa continuará durante o período de estiagem deste ano. A coordenação do Polo já enviou convites a outras escolas da região para que elas agendem visitas dos monitores ambientais e brigadas para falar sobre o tema. Em 21 de setembro, será inaugurado um espaço expositivo sobre os incêndios florestais no Centro de Exposições do PECJ, junto às atividades comemorativas do Dia da Árvore.
Operação Corta-Fogo
A Operação Corta-Fogo é o Programa de Prevenção e Combates de Incêndios Florestais do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A ação prevê treinamento de equipes brigadistas oficiais e voluntárias, atividades de combate e preventivas, como a abertura de aceiros e limpeza de trilhas.
O Polo Campos do Jordão contempla o Parque Estadual Campos do Jordão, o Monumento Natural Estadual Pedra do Baú e o PE Mananciais de Campos do Jordão. Outras UCs atendidas pelo Polo são a Estação Ecológica Estadual do Bananal e o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar.