Na tarde desta quarta-feira (18), um morador da cidade de Taubaté acionou a Polícia Ambiental para retirar um animal que estava preso em uma caixa de contenção de água em sua casa. Uma patrulha foi até o local e encontrou uma Mãe Gambá com seus filhotes. Eles estavam em uma caixa de contenção, próximos ao cano que circula água, sob uma grade, local com pouco espaço.
O gambá tem hábitos noturnos, ou seja, começa a caçar e coletar alimentos durante o período da noite.
A alimentação dos gambás consiste em ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros.
De acordo com o homem que acionou a Polícia Ambiental, outros Gambas foram vistos por ele próximo a sua casa e estavam se alimentando de restos de comida deixada na rua, uma caixa de pizza.
Deixar alimentos a vista ou lugares abertos que possam servir de abrigo e alimentação para Mãe Gambá, fará com que você receba uma visita inesperada dos bichinhos, que buscam alimentos e lugares seguros para repousarem.
Os animais resgatados pela Polícia Ambiental – Mãe Gambá e seus filhotes que estavam na bolsa marsupial da mãe – bolsa materna – foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Lorena, serão avaliados e devolvidos à natureza.