Lutando pelo título do Campeonato Brasileiro, o Santos recebeu o Grêmio na noite deste sábado (21), na Vila Belmiro, em Santos, pela 20ª rodada, a primeira do returno. Mais atento na hora da finalização, os visitantes aproveitaram as oportunidades e venceram por 3 a 0, gols de Luan, Pepê e Éverton, todos na etapa final.
Com o resultado, os paulistas ficam na terceira colocação, com 37 pontos, atrás do Flamengo, que foi a 45, e Palmeiras, que ainda joga na rodada. Os gaúchos, por outro lado, estão em sétimo, atrás ainda de Corinthians e São Paulo, com 35, e Internacional, com 33.
A etapa inicial teve dois momentos distintos. No primeiro, o Santos partiu para cima e teve boas chances em investidas de Diego Pituca e Soteldo, mas Paulo Victor, goleiro tricolor, impediu a abertura do placar. Mais para o final, o Grêmio assumiu o ritmo do confronto. Não à toa, o time gaúcho ameaçou, aos 42, em cabeçada de Everton, e, aos 42, com Michel finalizando ótima oportunidade em cima de Éverson, arqueiro alvinegro.
No segundo tempo, o Grêmio retornou disposto a alcançar a vitória. Aos seis minutos, Everton invadiu a área e se atrapalhou na hora da batida. Logo depois, aos nove, Galhardo bateu a falta, que desviou na barreira. A bola sobrou limpa para Luan, que teve tranquilidade para mandar para o fundo do barbante.
O gol fez com que o Santos se lançasse em busca do empate e até criou, especialmente com Soteldo. Os visitantes, por outro lado, ameaçaram em contra-ataques e, dessa forma, chegaram ao placar final. Pepê, aos 41, teve categoria após passe de Éverton. Depois, aos 47, Everton arriscou de fora de área e acertou o cantinho esquerdo.
As equipes voltam a campo às 20h da próxima quinta-feira (26). O Santos visita o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, enquanto o Grêmio recebe o Avaí, em Porto Alegre, na Arena do Grêmio.