publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aplicativo SOS Mulher é apresentado em Tóquio por capitão da Polícia Militar

Ferramenta foi apresentada para 14 países que participaram de treinamento em combate à violência doméstica. (Foto: Divulgação)

De 21 de agosto a 20 de setembro foi realizado o 173º Curso Internacional de Treinamento “Combate à violência contra mulheres e crianças através do tratamento do agressor: prevenção de reincidência” da UNAFEI (Instituto das Nações Unidas para a Ásia e o Extremo Oriente para a Prevenção da Criminalidade e o Tratamento dos Ofensores), em Tóquio, com colaboração da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

A capitão Viviane Cristina Santana, que atua no 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) da região de Bragança Paulista, que participou devido ao convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a JICA, apresentou a ferramenta “SOS Mulher” para promotores de justiça, juízes e delegados de diversos lugares do mundo – ao todo o evento contou com a participação de 14 países: Brasil, Sri Lanka, Tajiquistão, Coreia do Sul, Mianmar, Quênia, Nigéria, Tailândia, Ilhas Salomão, Samoa, Malásia, Panamá, Indonésia, além do Japão. “Eles ficaram muito interessados, disseram que o dispositivo realmente pode trazer uma sensação maior de segurança à mulher”, destacou a oficial.

A UNAFEI contribui com as Nações Unidas na formulação e implementação de suas políticas globais de prevenção ao crime e tratamento de criminosos, sendo o curso uma ótima oportunidade para profissionais de diversos níveis hierárquicos e países de se manterem atualizados com as melhores práticas deste setor. Na seleção foi necessária a elaboração de um artigo científico sob orientação de um professor da instituição. A primeira parte foi a exposição do trabalho prestado pela Polícia Militar, a segunda foi a realização de palestras com foco no tema Violência Doméstica e, por fim, visitas a locais como penitenciárias, casas de liberdade condicional, casas de tratamento de menores ofensores, dentre outros.

“Após a apresentação, houve uma grande procura para ver o aplicativo no celular e entender mais detalhes como download e acionamento da viatura”, relembra Viviane. Ainda de acordo com a policial, a praticidade de como acionar uma viatura por um simples botão foi destaque. No Japão, o “190” cadastra o número de mulheres que possuem medidas protetivas e, ao identificarem o número, uma equipe é enviada.

O aplicativo, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e lançado pelo Governo do Estado em março deste ano, permite que as vítimas de violência peçam ajuda apertando apenas um botão, agilizando e priorizando o seu atendimento, deslocando as equipes da Polícia Militar mais próximas ao local da ocorrência.

Para usar o aplicativo, basta que o interessado baixe a ferramenta por meio das lojas virtuais Google Play e App Store. Depois, é necessário realizar um cadastro com os dados pessoais para que as informações possam ser checadas junto ao TJSP. Somente após a confirmação positiva da ferramenta que o serviço poderá ser utilizado. Os usuários devidamente cadastrados podem pedir ajuda sempre que estiverem em perigo.

Botão Voltar ao topo