Lixeiras subterrâneas começam a funcionar no centro de Taubaté

A utilização do sistema subterrâneo de contêineres evita o contato da população com o lixo, elimina odores indesejados e poluição visual, além de ocupar pouco espaço externo e facilitar a coleta seletiva do resíduo. (Foto: Divulgação)

Começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, a estação com lixeiras subterrânea na praça Dom Epaminondas, altura da rua Sacramento, centro de Taubaté.

Os contêineres têm capacidade para 2,8 toneladas de lixo. A estação da praça Dom Epaminondas conta com quatro lixeiras verdes para reciclagem e três lixeiras azuis para resíduos sólidos comuns. Agentes de educação ambiental estão fazendo campanhas de orientação quanto ao uso correto das lixeiras.

A utilização do sistema subterrâneo de contêineres evita o contato da população com o lixo, elimina odores indesejados e poluição visual, além de ocupar pouco espaço externo e facilitar a coleta seletiva do resíduo. Elimina os sacos de lixos rasgados por animais ou catadores informais, reduz a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças e protege o lixo das variações climáticas, evitando enchentes.

As primeiras lixeiras subterrâneas foram instaladas na região do Mercado Municipal de Taubaté. A capacidade total da estação do Mercado municipal é de até 2,4 toneladas e são recolhidos diariamente cerca de 2 toneladas de lixo, chegando a capacidade máxima aos finais de semana. A coleta é feita diariamente.

Botão Voltar ao topo