O código de barras hoje em dia é um recurso indispensável aos negócios e para você se convencer de uma vez por todas disso, listaremos os melhores benefícios para a sua empresa, confira!
De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Automação, cerca de 92% das empresas que adotaram a leitura de código de barra nos serviços vinculados ao consumidor final acreditam que essa automação ajudou a alavancar seu negócio.
Outro dado relevante dessa pesquisa é que a maioria dos empresários entrevistados (81%) consideraram essa tecnologia como uma grande aliada na administração, devido a simplificar os processos de gestão de estoque e rastreabilidade.
Mas, se por um lado é positivo para o empreendedor, para o cliente também é interessante, visto que a pesquisa mostrou que 81% dos produtos que circulam no Brasil já contam com essa tecnologia.
Nesse sentido, 90% dos brasileiros já fazem o uso dos códigos de barra em estabelecimentos comerciais, principalmente nos terminais de consulta de preço. Isso demonstra que essa ferramenta tem procura no mercado e traz grandes benefícios para todos.
Além disso, uma tendência promissora para o mercado são os códigos 2D, conhecidos como código QR Code. Esses, apresentam-se com recursos para agregar ainda mais informação ao produto que um código tradicional.
Por isso, se você ainda não tem consciência da importância do código de barras na cadeia de suprimentos, mostraremos a seguir 5 benefícios incríveis que farão você querer adotar essa tecnologia em seu negócio hoje mesmo. Vamos lá?!
-
AUMENTA O CONTROLE DO ESTOQUE
Se tem uma coisa que todo negócio é agilidade, especialmente no controle de seu estoque, não é mesmo?
Então, saiba que o leitor de código de barras pode ser a sua chance de ouro para aumentar o controle sobre o estoque.
Isso por que através dessa tecnologia fica muito mais fácil saber exatamente quais são as movimentações da cadeia de suprimentos, tendo uma melhor gestão do estoque e consequentemente a melhoria na distribuição dos produtos.
Um exemplo bem prático dessa situação é: Conhecer quais são os seus produtos com maior procura no mercado, para que a sua empresa não invista em um novo lote que não terá saída.
Assim, por mais tranquilo que pareça para você essa gestão do estoque, ter uma ferramenta automatizada para essa função, com toda certeza ajudará no fluxo de trabalho do dia-a-dia, lhe gerando um parecer mais real e prático do seu estoque.
-
AUXILIA NA IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS
Uma das maiores vantagens de adotar um código de barras em sua empresa é quanto a melhoria na identificação dos produtos, ainda mais quando se tem uma boa variedade em estoque.
Essa tecnologia permite se ter uma fácil identificação, visto que é possível trabalhar com uma linguagem comum e única para cada produto.
Dessa forma, a codificação dos produtos gera um retorno positivo na identificação, pois é uma forma de facilitar os processos logísticos dentro da empresa.
Além do mais, é graças à essa leitura de código que todos os processos gerenciais são acelerados, tanto com relação às informações imediatas que aparecem sobre o produto quanto na consulta de estoque.
-
TORNA AS TRANSAÇÕES MAIS FÁCEIS
Tempo é dinheiro, não é mesmo? Assim, na cadeia de suprimentos logística os códigos de informações são grandes aliados nas tarefas rotineiras, uma vez que se trata de uma tecnologia com um sistema muito abrangente.
Nesse sentido, em um único lugar é possível unir todas as informações de determinado produto, facilitando então todos os processos logísticos, como recebimento do produto, conferência, expedição e transporte, até chegar ao consumidor final.
Por isso, essa unificação e padronização através do código de barras online leva à uma maior capacidade de produção da empresa, até mesmo no caso de loja virtual, já que se sabe precisamente onde se encontra o produto, sua quantidade em estoque e etc.
-
REDUZ OS CUSTOS DA EMPRESA
Para quem acredita que investir em tecnologia é caro e não gera grandes resultados, saiba que esta muitíssimo enganado, pois a implementação de código de barras em empresas gera uma redução de custos em longo prazo.
Com relação a isso, os benefícios econômicos são muitos, desde a redução de erros nos processos logísticos até o aumento no número de vendas.
Tudo isso por que essa codificação é:
- Mais assertiva (diminui as falhas e consequentemente os retrabalhos)
- Agiliza o processo de gestão (faz com que fique mais prático para o consumidor, gerando mais vendas)
- Aumenta a produtividade do negócio (menos tempo investido em atualizações e conferências manuais dos produtos, podendo utilizar o funcionário para outras funções).
Além disso, com o uso de código de barras na cadeia de suprimentos, você poderá se livrar das empresas despachante, ou seja, menos um gasto fixo.
-
AUMENTA A CONFIANÇA DO CLIENTE
Há quem acredite que os consumidores não dão a mínima importância aos códigos presentes nas embalagens, mas saiba que a realidade não é bem assim.
Por mais que o cliente não preste atenção detalhadamente na codificação do produto, com certeza esse recurso chamará a sua atenção, fazendo com que sinta mais confiança ao adquirir o produto.
Isso acontece devido a que os códigos de barra são sinônimos de segurança, ou seja, demonstram que a empresa fabricante se preocupou com todos os detalhes de uma compra garantida, isto é, nada de falsificações ou alterações.
Outro benefício nesse sentido é que esses códigos proporcionam uma aparência mais moderna, especialmente os códigos QR Code, fazendo com que o consumidor se sinta mais atraído pelo produto, visto que considerará essa tecnologia como sinal de reconhecimento e qualidade.
Na prática, os benefícios são ainda maiores, visto que o consumidor terá a certeza de que na hora de comprar o produto levará aquilo que realmente analisou na prateleira, sem erros no preço.
Portanto, saiba que o código de barra é uma tecnologia promissora que melhora não só a gestão dos processos da sua empresa, mas também proporciona uma maior visibilidade no mercado e confiança frente aos clientes.
Além disso, com esse controle preciso, fica muito mais fácil, rápido e prático de administrar a logística de seu negócio, evitando desvios ou outros problemas relacionados a gestão fiscal.
Sendo assim, se você quer garantir que as suas transações comerciais sejam realizadas da melhor forma possível, agregando valor à sua marca, a automação das tarefas é crucial, a começar pela codificação de produtos!