O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano participou na semana passada da Vigília da Primavera, em Areias (SP), com a realização de oficinas de minhocário para 80 alunos na EMEF Professor Antônio Pinto de Carvalho Neto. O NEA também promoveu uma palestra sobre o programa Ecoagentes Mirins, com a presença de cerca de 250 estudantes e professores.
A intenção foi abordar a questão da destinação dos resíduos orgânicos, mostrando que é possível diminuir a quantidade de lixo enviada aos aterros. Duas crianças do Ecoagentes Mirins, que participam de encontros com o objetivo de gerar a sensibilização ambiental, estiveram presentes para falar sobre os conteúdos desenvolvidos durante as aulas do programa e auxiliar na construção do minhocário.
“O correto encaminhamento de resíduos é um dos temas importantes que o NEA trabalha, por meio de palestras, oficinas e orientações. Isso incentiva as pessoas a adotarem em suas casas tecnologias sustentáveis de baixo custo como o minhocário”, diz a consultora de Meio Ambiente da Suzano, Camila Reggiani da Silva.
A Vigília da Primavera foi um evento especial em alusão ao Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul, celebrado anualmente em 23 de setembro. A programação contou com atividades nas escolas e comunidade, acampamento e seminários, além de uma Expedição Ambiental à Nascente do Rio Paraíba do Sul.
A iniciativa faz parte do projeto “Nascente do Paraíba”, apoiado pela Suzano, que reúne entidades ligadas ao meio ambiente, poder público e comunidade em prol de objetivos como o reflorestamento da área da principal nascente do curso inicial do Rio Paraíba do Sul, localizada em Areias, e o desenvolvimento de um centro de educação ambiental no local.
“O ‘Nascente do Paraíba’ já está trazendo resultados concretos, graças ao engajamento dos participantes, e o NEA continuará contribuindo com debates e ações para conservação do rio Paraíba do Sul”, afirma a consultora.
O projeto tem ainda como metas criar instrumentos de mobilização social e educação ambiental para restauração florestal e preservação de nascentes, rios e cachoeiras, buscando o desenvolvimento do turismo pedagógico, ecológico e de aventura a partir do município, com destino à nascente; promover eventos e ações educativas nas escolas e na comunidade, além de elaborar um Plano de Educação Ambiental para ser desenvolvido pelo município a partir de 2020.
As ações são conduzidas seguindo os conceitos da permacultura – modelo que cria ambientes produtivos e educativos que propiciam a convivência harmônica do homem com a natureza – e que contribuem para o entendimento do que é Desenvolvimento Sustentável.
O projeto também inclui o “Memorial da Nascente do Rio Paraíba do Sul”, inaugurado na Casa da Cultura de Areias, com a instalação do primeiro Polo de Pesquisas e Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.