Durante fiscalização ambiental, após ter recebido denúncia de aves mantidas em cativeiro e caça ilegal com emprego de arma de fogo, uma equipe de Tático Ambiental foi até o primeiro local, bairro Pedroso em Lorena e encontrou uma ave da fauna silvestre mantida em cativeiro – Periquitão-Maracanã – sem autorização do órgão competente.
Durante a fiscalização, quatro espingardas de diferentes calibres e munições também foram encontradas e apreendidas na propriedade.
A ocorrência foi apresentada no distrito policial da cidade, o proprietário foi liberado após pagamento de fiança de R$1000 mil e responderá em liberdade por crime ambiental e posse irregular de arma de fogo.
Em Pindamonhangaba, no residencial Pasin, uma segunda equipe de policiais apreendeu 12 aves que também estavam mantidas em cativeiro de forma ilegal, canários-da-terra e celeirinhos. O homem foi multado em R$6.000 mil e vai responder por crime ambiental.
Em 2019, a Polícia Ambiental já destinou 1780 aves da fauna silvestre – entre apreensões e entregas voluntárias – apreendeu 227 armas de fogo e 449 petrechos de caça – artefato utilizado para caça.
As aves resgatadas na operação de hoje, foram destinadas ao CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres – Lorena, serão avaliadas e devolvidas à natureza.