Os agentes da Defesa Civil de São José dos Campos participaram com destaque da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2019/2020, que terminou nesta sexta-feira (18) em Campos do Jordão.
Durante dois dias, os 9 representantes locais acompanharam palestras e estiveram presentes em vistorias técnicas e atividades externas.
O treinamento foi ministrado pela Secretaria de Estado da Casa Militar, por meio da Cepdec/SP (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), e contou com a presença de representantes da Defesa Civil das cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).
Por sua importância estratégica, a RMVale recebeu a primeira oficina. Até 29 de novembro, serão promovidos treinamentos envolvendo também representantes das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, além de municípios das regiões de Sorocaba, Registro e Itapeva.
Prevenção
Estes treinamentos são realizados anualmente pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil nos meses que antecedem a temporada de chuvas treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os PPDC’s (Planos Preventivos de Defesa Civil).
O objetivo é preservar vidas e reduzir danos materiais. Para isto, são ministrados conhecimentos fundamentais a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações.
Os ensinamentos adquiridos serão repassados agora para os demais agentes e voluntários da Defesa Civil de São José.
Operação Verão
A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos, entre 1º de dezembro a 31 de março, período de maior incidência de chuvas, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. É desenvolvida em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.
O trabalho envolve o monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é realizar ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências.
As ações consistem no monitoramento remoto das condições meteorológicas e na apuração das ocorrências que chegam à Central 190. O monitoramento é feito por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.
Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.
Capacitação
Considerada uma das melhores do Estado de São Paulo em infraestrutura e equipes capacitadas, a Defesa Civil de São José dos Campos constantemente promove e participa de treinamentos, simulados e cursos para aprimoramento das atuações dos agentes e voluntários em situações críticas.
A equipe atual é formada por equipe de 23 agentes e cerca de 100 voluntários treinados.
Desde o início da atual Administração, em 2017, a Prefeitura tem investido na capacitação dos profissionais e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para melhoria constante do atendimento à população.