Os moradores de Caxias, no Maranhão, estão vivendo uma situação nunca registrada antes no município. Raposas estão atacando pessoas e outros animais.
Cinco adultos, entre eles, um homem de 101 anos de idade e uma criança de 7 anos, ficaram feridos. O primeiro caso foi registrado no dia 20 de junho e o último na quinta-feira passada, dia 17.
Segundo o Coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias, Natanael dos Reis Pereira, as raposas apresentam um comportamento atípico.
De acordo com Natanael, ainda não se sabe o que estaria provocando essa mudança de comportamento nas raposas.
A principal suspeita é a contaminação por raiva, transmitida pela mordida de morcegos, que também costumam atacar animais na região. Quatro raposas foram mortas após as agressões.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses conseguiu encaminhar uma delas para a realização de exames e o resultado deu positivo para raiva.
Por isso, os animais da cidade e as pessoas que tiveram contato com os bichos atacados estão sendo vacinados contra a doença.
Segundo Natanael, o Ministério da Saúde vai encaminhar mil doses da vacina para o município de Caxias.
Ele afirma que também está sendo feito um trabalho para orientar a comunidade sobre como agir em caso de aparecimento de raposas.
Se o ataque acontecer, a recomendação é lavar com água e sabão imediatamente o local do ferimento e procurar uma unidade de saúde, onde será aplicado o soro contra raiva humana.