Alunos de escola municipal de Taubaté lançam balão de sonda

Balão de sonda foi produzido em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau). (Foto: Divulgação)

Alunos que frequentam o Programa Integral da EMIEF Padre Silvino Vicente Kunz, no bairro Areão, participam na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro do segundo lançamento de um balão de sonda produzido em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau). A janela de lançamento será das 8h às 9h.

Jovens do 6º ao 9º anos do ensino fundamental ficaram responsáveis pela preparação ou montagem dos componentes mais simples, como refletor de radar e paraquedas. A ideia consiste em confeccionar e lançar balões capazes de atingir 33 mil metros de altura ou mais, capazes de levar uma carga de até 2 Kg contendo, obrigatoriamente, GPS, rádio, câmera e mais o equipamento do experimento a ser realizado. Nesse caso, uma estação meteorológica desenvolvida pela equipe “Astronomia no Sítio”, além de experimentos do laboratório de materiais e do Departamento de Biologia da Unitau.

O projeto “Rompendo Barreiras” é coordenado pelo professor Fernando Silva de Araújo Porto, do Departamento de Engenharia Mecânica, e conta com a participação de alunos de outros cursos da universidade e alunos da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Os estudantes tiveram aulas com orientações desde o mês de março, duas vezes por semana, em encontros de três horas.

Essa iniciativa se baseia no Global Space Ballon Challenge, uma competição internacional promovida pela Universidade de Stanford e pela Massachussetts Institute of Technology que contou, em 2018, com a participação de 564 equipes de 68 países divididos me diversas categorias. Exemplos de experimentos premiados compreendem medição da concentração de ozônio através de biomonitoramento, estimativa do risco de inundações entre outros.

Botão Voltar ao topo