Com círculos de cultura, biomapa, café com Partilha, rodas de conversa, estruturas pedagógicas e pesquisa de percepção, lideranças foram provocadas a perceberem a complexidade de tudo que envolve a questão hídrica local e criaram uma pesquisa, que será aplicada no bairro visando conhecer com mais detalhes questões sociais e ambientais sobre a população residente de Maresias durante o mês de novembro.
O encontro ocorreu nesta quarta (30) e quinta (31) no Villa’L Mare Hotel. Promovido pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e integra o Programa de Comunicação Social das Bacias Hidrográficas do CBH-LN – Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
Na bagagem dos participantes, 18 no total, entre sociedade organizada, representantes de instituições ambientais e associações, muita troca de experiências, e fortalecimento das ações conjuntas visando a qualidade de vida no local em que vivem. “Saí da discussão política, fundiária e fui instalar sistemas hidrológicos descentralizados. Queremos que em cinco, no máximo em 10 anos a realidade seja diferente”, aponta Luan Harder, Rede Brotar. Essa foi uma das inúmeras histórias compartilhadas na roda.
No diagnóstico, consensos e diferenças nas opiniões, mas uma questão foi unânime: a lista de fragilidades é enorme, entre elas problemas fundiários, falta de planejamento turístico, aumento populacional na temporada, entre outros.
O olhar se voltou também para a política pública, o CBH-LN e suas perspectivas de ação na gestão dos recursos hídricos do litoral norte. Para estreitar esse diálogo, representantes do comitê estiveram presentes para uma rodada sobre a atuação do colegiado na região, que tiraram dúvidas quanto aos financiamentos de projetos, oferecendo aos participantes a possibilidade de atuarem com propostas de gestão hídrica, em áreas como educação ambiental, agroecologia entre outras que possam contemplar a melhoria do bairro, datas para entrega e a possibilidade futura de realização de oficinas para elaboração de propostas.
“Produzimos conhecimento. O grupo é forte e super receptivo. Juntos temos a força para transformar”, declara Semíramis Biasoli, secretária executiva do FunBEA. O próximo encontro em Maresias ocorre nos dias 26 e 27 de novembro.
* Com informações do Programa de Comunicação Social do CBH-LN