Polícia Militar de São Paulo entrega espadins a 266 alunos-oficiais

Cerimônia na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). (Foto: Talita França)

A Polícia Militar realizou, na manhã deste sábado (9), a cerimônia de entrega de espadins aos 266 novos alunos-oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou da solenidade como paraninfo da turma.

Os 266 alunos, sendo 219 homens e 47 mulheres, estão no 1º ano do curso de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM. Os novos alunos oficiais iniciaram o curso em julho deste ano, com previsão de término para julho de 2022.

“Me sinto privilegiado em ser o paraninfo dessa turma. Vocês escolheram atender a um destino de proteger pessoas, patrimônio, sonhos e esperança. Não há algo mais nobre. O espadim recebido hoje retrata a coragem, responsabilidade, lealdade, camaradagem que o Estado espera dos alunos-oficiais. Ele também é um símbolo da história da Polícia Militar”, afirmou o general Campos.

Até o final do curso, os alunos passarão por um total de aproximadamente 6.500 horas de aulas. Os futuros oficiais da Polícia Militar cursarão diversas disciplinas, como Ciência Política, Planejamento Operacional, Direito (administrativo, civil, penal, ambiental), Armamento e Munição, entre outras.

“Há 32 anos recebi o espadim nesse mesmo pátio. É uma alegria ver jovens querendo defender São Paulo do jeito que o Estado merece. O estado espera muito de vocês. Em breve, os novos cadetes estarão comandando nossas unidades e serão referência para a população”, destacou o comandante-geral, coronel Marcelo Vieira Salles.

Entre os cadetes há dois do Estado do Acre. O grupo foi aprovado em concurso público que contou com 15.480 inscritos para 270 vagas, ou seja, uma média de 57 candidatos por vaga. Para ingresso, a turma passou pela prova escrita (primeira etapa) no mês de novembro de 2018.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Um espadim representa o patriotismo e a justiça. O objeto é o símbolo do cadete da Polícia Militar, entregue no início do curso. Com uma tradição de mais de um século, a honraria acompanha o aluno-oficial até a sua formatura como aspirante a oficial, momento em que é trocado por uma espada.

Paraninfo

General João Camilo Pires de Campos foi o paraninfo da turma. (Foto: Talita França)

Os alunos-oficiais escolheram o secretário da Segurança como paraninfo. General Campos, natural de Campinas (SP), ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 1970 e formou-se pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1976. Desde o dia 1º de janeiro de 2019 está à frente da SSP.

Dentre inúmeras funções exercidas, destacam-se a de instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas no Rio de Janeiro, e a de professor da Academia de Guerra da Força Terrestre e do Instituto Nacional de Guerra do Equador.

Botão Voltar ao topo