Em função da chegada do verão, aumento de temperaturas e presença de veranistas na cidade, a prefeitura de Caraguatatuba vai intensificar as ações de combate a criadouros do Aedes aegypti.
Por isso, por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba inicia a Campanha “Minha Família Sem Dengue”.
Ações da campanha já vêm sendo trabalhadas no município desde agosto com capacitações das equipes de agentes comunitários de Saúde e Operações Cata-Treco.
O ponto alto do projeto será entre os dias 25 e 30 de novembro, com uma série de capacitações voltadas a funcionários públicos municipais e empresas/instituições convidadas, apoiadores da campanha. A capacitação será no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI).
De acordo com o secretário de Saúde, Amauri Toledo, recente avaliação indicou que 75% dos criadouros positivos localizados são do tipo “móvel” e “passível de remoção”, como latas, pratinhos de planta e baldes.
Com base nisso, o Dia D da campanha acontece no sábado (30 de novembro), quando a ação culmina com um mutirão de limpeza contra a dengue, que passará com mais de 300 pessoas pelas ruas do Centro de Caraguatatuba, para retirar ou reorganizar objetos que possam vir a acumular água. O mutirão terá saída da Praça Cândido Mota às 8h.
Toda a campanha contará com o apoio da Brigada Municipal de Combate à Dengue, composta por servidores, representantes de cada prédio público.
O prefeito Aguilar Junior afirma que o trabalho, além de envolver todo o poder público, também almeja o apoio de moradores e empresas locais.
“Convidamos a todos a colaborarem com a retirada de criadouros. Agora, com a chegada do verão, o aumento da temperatura e chuvas propicia a proliferação do Aedes aegypti. Por isso, instituímos esta campanha com o objetivo de intensificar as ações de combate a criadouros do mosquito em todo o município. Queremos que todos sejam multiplicadores destas ações de combate para juntos vencermos esta batalha”, avalia o prefeito.
Cronograma de Abertura da Campanha “Minha Família Sem Dengue” – CIAPI
Segunda-feira (25)
16h: Capacitação da Brigada Municipal de Combate à Dengue junto à equipe do Centro de Controle de ZoonosesTerça-feira (26)
Das 8h às 17h: Vistorias em marinas e hotéis pela equipe da Vigilância SanitáriaQuarta-feira (27):
Das 8h às 17h: Vistorias em marinas e hotéis pela equipe da Vigilância SanitáriaQuinta-feira (28)
16h: Capacitação de representantes da sociedade civil organizada, voltados a segmentos de imóveis especiais a serem convidadosSexta-feira (29)
16h: Capacitação de representantes da sociedade civil organizada, voltados a segmentos de imóveis especiais a serem convidadosSábado (30)
Praça Cândido Mota
8h: Saída para o Mutirão de limpeza para retirada de criadouros na região central