A Virada SP, que acontece neste próximo fim de semana, será marcada por 62 atrações culturais em 23 espaços em São José dos Campos. Em 24 horas ininterruptas, a Virada traz apresentações musicais, teatrais e intervenções artísticas para todos os públicos. A abertura será às 18h de sábado (30), com apresentações do Bixiga 70, no Parque da Cidade, e, no mesmo horário, no Teatro Municipal, Dudu Lima Trio convida Stanley Jordan, atração norte-americana. O último show acontecerá às 18h do domingo (1º), com Paulinho da Viola no palco principal do Parque da Cidade. Veja abaixo a programação completa.
A Virada SP é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do programa Juntos Pela Cultura, com execução da organização social Amigos da Arte, e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Além dos 17 espaços culturais, entre parques, museus, teatros, casas de cultura e mercado, distribuídos nas regiões centro-norte, leste e sul, outros 6 espaços alternativos receberão apresentações teatrais.
Praticamente toda a cidade será embalada, simultaneamente, por sons de rock, samba, jazz, blues, MPB, rap e infantil. Entre os espaços que vão receber as atrações da Virada SP estão os parques da Cidade e Vicentina Aranha, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal, o Museu de Arte Sacra, o Cine Teatro Benedito Alves, o Centro da Juventude, as casas de cultura Flávio Craveiro e Eugênia da Silva, o Cine Santana, o Deck de Anchieta, a Praça Afonso Pena e o Museu Municipal.
Capital cultural
Depois de ter participado do edital para trazer de volta a Virada SP para São José dos Campos, que não acontecia desde 2015, a cidade recebe do Governo do Estado a chancela de “Capital Cultural”. O reconhecimento é resultado dos investimentos da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com uma política sólida nas áreas de formação, difusão e fomento. São José dos Campos concorreu com 60 municípios com mais de 150 mil habitantes. A retomada da Virada SP cumpre com o plano de governo da atual administração municipal.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte é uma Organização Social (OS) de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da OS, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso e o Museu da Diversidade Sexual, ambos na capital de São Paulo, e o Teatro Estadual de Araras.
VIRADA SP – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
PARQUE DA CIDADE (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana)
PALCO PARQUE DA CIDADE
18h00
Bixiga 70
20h30
Academia da Berlinda
23h00
Nação Zumbi
01h30
Suga Roy + Conrad Crystal + The Fireball Crew Zareb (Jamaica)