Os professores de educação física do município de Caraguatatuba receberam o devido preparo para a aplicação do surfe nas escolas. A formação foi realizada no ultimo sábado (23), no II Encontro de Educação Física de 2019.
Durante a capacitação houve uma aula da história do surfe em todo mundo e sua iniciação no Brasil, aplicada pelo professor do projeto “Surfe Para Todos”, Luciano San’anna, formado em educação física e pós-graduado em esportes com prancha.
“Esse tipo de aprendizagem é de extrema importância principalmente pelo fator cultural, nós moramos na praia. Em países do exterior como Havaí, Austrália e Califórnia já é normal o surfe estar agregado ao ensino”, declara o professor Luciano.
O projeto tem como principal objetivo valorizar o profissional de Educação Física do município e proporcionar a capacitação e atualização sobre as novas práticas educativas.
Após o encontro os professores serão capazes de dar aulas de surfe, assim o aluno pode receber a iniciação nas escolas, com todo o embasamento teórico, e em um segundo momento ir à praia para praticar o esporte.
Segundo a coordenadora pedagógica Sílvia Patrícia, esse tipo de atividade pode aproximar o aluno do ensino. “São esportes atuais, o surfe se tornou um esporte olímpico. Os alunos podem se identificar, tornarem-se atletas e levar a prática do esporte para a vida toda, seja profissionalmente ou somente pela qualidade de vida e os benefícios do esporte”.
Após todo o material didático, as aulas teóricas de aplicação e iniciação do surfe, os professores pegaram suas pranchas e foram para o mar deslizar sob as ondas.
Silvia Patrícia surfou pela primeira vez e conta a experiência. “No início nos sentimos inseguros, mas depois é uma liberdade incrível. Vou até comprar uma prancha para praticar mais o esporte”.
O professor Luciano Sant’anna ressalta que as praias de Caraguatatuba são adequadas para a iniciação e prática do esporte, como por exemplo, as praias Palmeiras e Indaiá para iniciação e Brava, Capricórnio e Massaguaçu para prática.