O Corinthians terá um papel fundamental na reta final do Campeonato Brasileiro. A equipe que luta para se garantir na próxima Copa Libertadores da América, seja com uma vaga direta na fase de grupos ou na fase preliminar do torneio, também será o fiel da balança para os times que estão brigando para não cair para a segunda divisão em 2020.
No primeiro teste, no domingo (24), contra o Botafogo, os comandados de Dyego Coelho já falharam e foram superados pelo Botafogo, no Engenhão, por 1 a 0. Agora, nos quatro jogos que restam da temporada, o Timão seguirá enfrentando equipes que estão rebaixadas ou que, por enquanto, seguem ameaçadas pelo Z-4.
O adversário da vez, nesta quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), na Arena Corinthians, será o Avaí, lanterna da competição e que já está rebaixado para a Série B do ano que vem. Depois, no dia 1º de dezembro (domingo), o Alvinegro viaja até Belo Horizonte, para enfrentar o Atlético-MG, no Independência — o Galo é 13º do campeonato, a cinco pontos do Z-4.
A campanha do Corinthians no Brasileirão se encerra contra o Ceará, fora de casa, no dia 4, e diante do Fluminense, dia 8, na Arena Corinthians. Enquanto o Vozão ocupa a 16ª posição na tabela, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Tricolor carioca está uma colocação acima. As equipes estão a um e dois pontos, respectivamente, do Cruzeiro, primeiro time do Z-4.
O que o Corinthians precisa para chegar à Libertadores?
O título do Flamengo na Libertadores ajudou bastante o Corinthians na sua busca por uma vaga na competição em 2020. O que era G-7, devido ao título do Athletico-PR na Copa do Brasil, virou G-8 com o triunfo do Mengão. E é exatamente na oitava colocação que está o Timão.
Com 50 pontos, ele está um atrás do Internacional — ambos são, atualmente, os times que disputariam a pré-Libertadores do ano que vem –, e quatro do São Paulo, último clube que está assegurando uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental.
Goiás, Bahia, Vasco, Fortaleza e Atlético-MG ainda ameaçam matematicamente o Alvinegro. O Esmeraldino é o mais próximo do Corinthians, com 46 pontos, seguido do Tricolor Baiano e do Gigante da Colina, que possuem 44. O time comandado por Rogério Ceni soma 43 pontos, enquanto o Galo tem 41.
Para se classificar para a pré-Libertadores, o Corinthians precisa vencer dois jogos, empatar outros dois e torcer para o Goiás não fazer 100% dos últimos 12 pontos que tem para disputar (contra Internacional, Fortaleza, Palmeiras e Grêmio). Se quiser ir direto à fase de grupos, terá que fazer a sua parte e ainda torcer para que Inter e, principalmente, São Paulo percam pontos nos últimos compromissos do Brasileirão.
Por que apostar no Corinthians?
O Corinthians conquistou 75% de suas vitórias no Brasileirão (nove de 12) diante de seu torcedor — é, obviamente, onde mais marca e menos leva gols. Nesta quarta (27), a Arena Corinthians será o palco do encontro com o Avaí e a esperança de que o Timão volte a vencer é grande, após dois empates e uma derrota.
Aliás, para um time que vinha de uma sequência horrorosa de oito jogos sem vencer, que acabou com triunfo sobre o Fortaleza, uma nova série de jogos sem vitória está fora de cogitação. Por isso, Coelho vem fazendo muitas mudanças na equipe e essas alterações podem dar liga ou, ao menos, trazer um ânimo diferente para o Alvinegro.
Por isso, o Corinthians é bem favorito a sair com a vitória amanhã. No Betsul, o melhor site de apostas esportivas da América do Sul, um triunfo do Timão em Itaquera tem odds cotadas em 1.25. Muito também por conta da fragilidade do adversário, que não vence na competição há 14 jogos.
Por que apostar no Avaí?
Já rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2020, o Avaí não tem mais nenhum objetivo na temporada. Por isso, entra na reta final da competição sem nenhuma responsabilidade e podendo jogar leve, já se preparando para o ano que está por vir.
Tanto que, recentemente, empatou com o Cruzeiro, em jogo que valia muito para a Raposa na briga para escapar do rebaixamento. Mais do que isso, o Avaí passou perto de derrotar o Corinthians no primeiro turno, em duelo na Ressacada. A equipe de Santa Catarina saiu na frente do placar, mas sofreu o empate.
Para o Avaí, um triunfo em São Paulo pode multiplicar o dinheiro apostado em incríveis 12.43 vezes. Caso os dois times voltem a empatar pelo Brasileirão o apostador pode ter lucro de 4.55 vezes.
Confira os jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro:
Quarta-feira (27/11)
Internacional x Goiás – 19h30
Chapecoense x Botafogo – 19h30
Bahia x Atlético-MG – 21h
Corinthians x Avaí – 21h30
Flamengo x Ceará – 21h30
Athletico-PR x Grêmio – 21h30
Quinta-feira (28/11)
Fluminense x Palmeiras – 19h30
Fortaleza x Santos – 20h
São Paulo x Vasco – 20h30
Cruzeiro x CSA – 21h30
Fonte: Betsul