publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Idealizador do Turma da Corrida e professora do Sesi são homenageados em Pinda

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, realizada na segunda-feira (2), duas pessoas foram homenageadas por seu trabalho na cidade.

A primeira honraria – cujo requerimento nº 3.583/2019 é de autoria do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV) – foi entregue ao senhor Vanderlei Caetano Carvalho, criador e idealizador do Projeto Turma da Corrida. Ele recebeu um Diploma de “Honra ao Mérito” pelo brilhante trabalho comunitário, social e esportivo realizado em Pindamonhangaba através do projeto “Turma da Corrida”.

Biografia
Nascido na cidade de São Paulo, filho de Antonio Carvalho, Marival Ribeiro de Menezes e Tereza Aparecida Perbone de Carvalho, Vanderlei é primogênito dos quatro filhos do casal – Regina, Rodrigo e Adriana, todos residentes na cidade de Pindamonhangaba. Divorciado, é pai de Letícia Juliana Carvalho. Começou sua vida profissional no comércio local, onde trabalhou durante 21 anos na loja “O lojão Magazine” Atuou profissionalmente na Confab Tubos e Confab Equipamentos como técnico de Controle da Qualidade e na Instituição Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN), onde ajudou a construir a Usina Nuclear Angra 3.

Vanderlei e o vereador Renato Cebola. (Foto: Divulgação/CMVP)

Em 2014 junto com a Professora Erica Leme começou a juntar amantes da corrida para que juntos pudessem treinar pela cidade. Percebendo a necessidade de organização da equipe, idealizou o Projeto Turma da Corrida que teve sua estreia em junho de 2014 na cidade de Taubaté, inicialmente com apenas 20 participantes/atletas. Depois da sua primeira aparição o grupo explodiu e em menos de 1 mês já contava com 70 participantes.

A Turma da Corrida é um grupo sem fins lucrativos que se reúne todas terças e quintas-feiras, que preza pela saúde dos participantes e estão focados em uma melhor qualidade de vida e não somente em conquistas de pódios. Sua equipe conta com idosos, adultos, adolescentes e crianças. Também trabalham a inclusão social, proporcionando o direito de Saúde a todos. Cabe ressaltar que os PCD’s – Pessoas Com Deficiências são sempre bem-vindos ao grupo.

Turma da Corrida e vereadores. (Foto: Divulgação/CMVP)

Durante todos estes anos, já organizaram diversas corridas, sempre com o intuito de ajudar ao próximo: Outubro Rosa, Halllowen, Fundo Social de Solidariedades, Grupo de Apoio as Pessoas com Câncer, Comunidade Santa Clara, Lar São Gabriel Criança Feliz, entre outros. Também abraçou a causa da ABRAPES (Associação Brasileira de Pacientes com Esclerose Sistêmica), com todo carinho e garra e junto com os outros atletas, fizeram uma Conscientização em Pinda, a qual representou o Estado de São Paulo, dentre mais 9 estados brasileiros. Vanderlei é o grande articulador e idealizador das praticas e dos projetos a serem desenvolvidos, e faz questão de frisar que todas as ações e decisões são definidas coletivamente. Atualmente, o grupo conta com a participação de 3060 pessoas, sempre objetivando a saúde e o bem-estar de seus participantes.

Professora e o vereador Osvaldo Negrão. (Foto: Divulgação/CMVP)

A segunda homenagem foi idealizada pelo vereador Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo (PR) – por meio do requerimento nº 3.590/2019 – e a honraria foi entregue à Professora Roselene Fortes de Carvalho em “reconhecimento ao seu altruismo, coragem e dedicação no socorro prestado aos alunos do SESI de Pindamonhangaba que foram vítimas de um grave acidente em maio de 2019.

Acidente
O acidente ocorreu às 11h20 do dia 31 de maio de 2019, na Rodovia Osvaldo Cruz (SP-125), quando o micro-ônibus que transportava 30 pessoas – sendo 27 adolescentes e três adultos – caiu em uma ribanceira em Redenção da Serra.  O ônibus acidentado transportava estudantes do 7° ano do Sesi de Pindamonhangaba. Os alunos estavam acompanhados de duas professoras, entre elas, a professora Roselene Fortes Carvalho, que auxiliou os alunos, as inspetoras e até o motorista a deixarem o coletivo. Ela também saiu ferida do acidente.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Homenagem na Câmara.(Foto: Divulgação/CMVP)

Biografia
Roselene Fortes de Carvalho, nascida na cidade de Pindamonhangaba em 08 de janeiro de 1978 é filha de Gilberto de Carvalho (coronel aposentado) e Isis Fortes de Carvalho (professora aposentada). Mãe de dois filhos: João Victor de 19 anos e Maria Fernanda de 16 anos. Atualmente reside na cidade de Tremembé. Estudou no Ensino Fundamental na Escola Externato São José e Ensino Médio no Colégio Objetivo de Pinda.

Sua primeira graduação foi concluída no ano de 2001, na Faculdade de Ciências Jurídicas (UNITAU). Também é graduada em licenciatura plena em geografia na Universidade de Araras, no ano de 2006. No magistério, atuou em escolas de Taubaté e Pindamonhangaba. Em 2010, passou no concurso realizado pela Universidade de Brasília (UNB) para ingressar na rede SESI/SP, onde trabalha atualmente.

Em 2017 foi aprovada no concurso para lecionar na escola Mário Bulcão Giudice onde também leciona atualmente. No ano de 2019 foi premiada no VIII Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia com o trabalho sobre a Ètica Ambiental e a exploração Brasileira do Nióbio.

Atualmente, leciona geografia nas escolas do SESI Pindamonhangaba e Escola Mário Bulcão Giudice. É uma professora dedicada e admirada pelos seus alunos e colegas de trabalho.

Botão Voltar ao topo