A 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve completou 22 anos de existência em Pindamonhangaba (SP). Única organização de Engenharia de natureza Aeromóvel do Exército Brasileiro, ela tem como missão proporcionar apoio de Engenharia a 12ª Brigada de Infantaria Leve, dentro do quadro de atuação da Força de Emprego Estratégico.
A Companhia foi criada em 2 de dezembro de 1997 e ativada em 1º de janeiro de 1998. O comandante destaca ainda algumas das principais missões da companhia ao longo de sua existência. (vídeo)
A cerimônia comemorativa aos 22 anos da organização foi realizada nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, com a presença de autoridades militares e civis, dentre elas, o general Helder de Freitas Braga, comandante da 12ª Brigada, do tenente-coronel Conrado José Salles Mororó, comandante da Guarnição Federal de Pindamonhangaba e o comandante da Companhia, major Dan Milli Pereira.
Durante a formatura, iniciada com apresentação da tropa, oração do combatente aeromóvel e canto da canção da Companhia, houve a entrega do diploma de Cidade Aeromóvel à Pindamonhangaba. O secretário de Segurança Pública, José Sodário Viana, representando o prefeito Isael Domingues, recebeu a homenagem das mãos do general Helder.
Também foram entregues diploma de Amigos da Companhia para diversas pessoas que de alguma forma contribuíram com a Unidade e com seu comando. O comandante da 12ª Brigada foi um dos homenageados, recebendo o diploma das mãos do major Dan Milli.
Na sequência, os comandantes da Companhia e da 12ª Brigada fizeram o uso da palavra, destacando a rica história construída pela organização em seus 22 anos de vida.
Ainda como parte das comemorações de aniversário, foi inaugurada uma placa com nome dos militares que integram o efetivo da companhia em 2019.
A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa ao som da banda de música do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava.