Uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, celebrou os 34 anos da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve – Companhia Barão de Pindamonhangaba. O evento contou com a presença do ex-combatente da FEB, tenente Florentino Zandonadi, além de autoridades e convidados.
• Confira a galeria com fotos da cerimônia
A 11ª Companhia teve sua origem como Blindada, mas foi transformada Engenharia Leve durante uma reestruturação feita pelo Exército Brasileiro. O comandante da Companhia, capitão Thales Coelho Sérvio, fez um breve resumo sobre a história e missões da unidade. (vídeo)
A formatura foi realizada nas dependências da companhia no bairro Campo Alegre e marcou a inauguração de um monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira, a qual recebeu uma cápsula do tempo com textos escritos por alunos de escolas de Pindamonhangaba.
O monumento foi Idealizado por Maidel Branco, um entusiasta da FEB e presidente do Grupo Febiano Montese. Maidel explica que apresentou o projeto para o comando há dois meses e depois de tudo aprovado, deu início a sua construção. (vídeo)
O comandante da Companhia falou sobre as principais finalidades do monumento, que além de homenagear a FEB, também presta uma homenagem ao Combatente Urbano, uma especialidade que tornou-se necessária na atualidade. (vídeo)
Na sequência, foi realizada a oração do Combatente Urbano e, depois, entoada a Canção do Expedicionário.
O comando também fez a entrega de certificado de Amigos da Companhia para pessoas que de alguma forma contribuíram com a organização ao longo do ano.
A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa, precedida pelo desfile do Grupo Montese.
Conheça um pouco da história do febiano Florentino Zandonadi